Imprimir

Notícias / Cinema

Filme sobre benzedeira mato-grossense de 108 anos será lançado na próxima quinta-feira

Da Redação - José Lucas Salvani

“Fé de Francisca”, filme média-metragem que homenageia a benzedeira Francisca Correa da Costa, de 108 anos, será exibido pela primeira vez na próxima quinta-feira (20), no espaço Aldeia Velha, em Chapada dos Guimarães (a 60 km de Cuiabá). O evento se estende até domingo (23), sempre às 20h, e conta com apresentação musical de Paulo Monarca e Santian.

Leia também:
Rodado na década de 70, filme policial com cenas raras de Cuiabá antiga foi tentativa de divulgar Mato Grosso

O filme média-metragem dirigido por Henrique Santian é um híbrido entre documentário e videoarte, que retrata os saberes tradicionais de Francisca. "Ela nos convida, em sua fala mansa, para um mergulho no mundo deste universo encantado. A cura pela fé, o poder das plantas medicinais e suas memórias afetivas nos permitem perspectivas sensoriais, que são narradas artisticamente por personagens que afloram sua ancestralidade, produzido com vários artistas performers e contendo o altar de Francisca como instalação artística", relata o produtor.

O projeto foi idealizado pelo fotógrafo-documentarista e produtor audiovisual Henrique Santian. De acordo com ele, "Fé de Francisca" é fruto de uma relação singular e intuitiva, reunida de afeto e trabalho. Há sete anos, o produtor documenta artisticamente a vida de Francisca em registros fotográficos, vídeos e áudios. "Durante este tempo, grande parte se fez por respeito. No afeto dessa amizade, o tempo trouxe o merecimento de iniciar este trabalho", afirma Santian.

Em 2021, Santian foi selecionado com o projeto transmídia "A Fé de Francisca", aprovado e premiado em primeiro lugar no edital "Conexão Mestre da Cultura", realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Promovendo uma das maiores homenagens já realizadas até hoje.

Santian ressalta que, por questões de ineditismo, o filme será lançado apenas em sessões presenciais sem veiculações virtuais. Acompanhe o cronograma de lançamento das próximas exibições pelo site www.santian.com.br.  

Transmídia

Além do média-metragem, o projeto contempla outros segmentos. Há intervenções urbanas que estão sendo realizada por Caio Ribeiro e Santian com colagem de cartazes e lambe-lambe impressos montados por André Gorayeb, com arte de Mavi e Paty Wolff; e há também um álbum composto por músicas inéditas para homenagear a benzedeira centenária.
O projeto também conta com uma exposição curada por Oswaldo de Carvalho Julho, que  traz o olhar sensível e artístico do fotógrafo Henrique Santian em mais de 30 fotografias do acervo do projeto com inéditas.

"Estruturamos esse projeto amplo e diverso para tentar traduzir, com as mais variadas formas de arte, a grandeza da vó Francisca. Ela faz parte da vida de muitas pessoas e o projeto é uma tentativa de chegar ao tamanho e relevância da vida de Francisca", explica Oswaldo.

Vó Francisca

Francisca Correa da Costa, 108 anos, nasceu na região de Lixeira, Lagoinha de Baixo, zona rural de Chapada dos Guimarães, Mato Grosso. Vó Francisca, mãe de 12 filhos, parteira desde os seus 10 anos de idade, tem também um reconhecido trabalho na cura pela fé e pelas plantas do cerrado. Sua humildade, pluralidade com a religião e seu altruísmo inspiram a todos.
Imprimir