Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Spectrolab se inspira em folclore da Amazônia e apresenta “Resíduos Amazônicos: Jantar” no Cine Teatro Cuiabá

Da Redação - José Lucas Salvani

O Coletivo Spectrolab apresenta, no próximo sábado (18), “Resíduos Amazônicos: Jantar” no Cine Teatro Cuiabá. O experimento cênico é inspirado em elementos folclóricos da Amazônia e traz materiais reciclados para contar uma história cercada de suspense. Os ingressos estão disponíveis no Cine Teatro para retirada a partir desta sexta-feira (17) e será possível conferir online na plataforma Primeiro Piso.

Leia também:
Seguindo tendência do Estação, Pantanal Shopping inaugura nova área gourmet com Açougue 154 e Seu Majó

Se aproximando da história de "Capelobo", personagem do folclore conhecido por um corpo que mistura membros humanos com os de um tamanduá-bandeira, o experimento pretende desvendar os mistérios de uma vila que passa por momentos de terror. Contando com o apoio de ferramentas do teatro caixa-preta (fundo preto), a apresentação colocará o espectador diante de uma realidade nem sempre aparente. 

Cada um desses resíduos do experimento, manuseados pelos artistas Douglas Peron e Millena Machado, são transformados em bonecos, máscaras e outras peças que ajudam a contar inúmeras histórias. De acordo com Douglas, a utilização dos resíduos possibilitaram a construção de peças curiosas e que devem chamar atenção do público.

"Dessa vez apostamos na reutilização de resíduos eletrônicos para confecção e manipulação de três personagens. Cada um deles parecem curiosos e ao mesmo tempo assustadores", afirmou o ator e performer. 

Ainda segundo Peron, a manipulação dos objetos em cena permitirá que os espectadores busquem encontrar suas próprias conclusões sobre a história que está sendo narrada. "Não é o tradicional espetáculo de bonecos e máscaras, mas sim, uma manipulação que deixa a narrativa mais livre para que o público crie suas próprias interpretações", finalizou. 

Parte dos materiais utilizados para confecção dos objetos que serão utilizados na apresentação foram doados pelo EcoDescarte. A empresa é especializada em gestão de resíduos eletrônicos e forneceu cabos, placas eletrônicas, teclados e outras peças. 

Presencial e online

O público que preferir assistir presencialmente deve se atentar ao número limitado de ingressos disponíveis. Além disso, todos os presentes precisam apresentar o passaporte da vacina (com duas doses da vacina contra Covid19) e também permanecer de máscara. A distribuição dos ingressos começa já nesta sexta-feira (17), na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá. 

Já os que optarem por assistir de forma online, é necessário garantir o ingresso pela plataforma Primeiro Piso, clicando aqui. Após garantir a entrada virtual, o interessado recebe no próprio e-mail a confirmação de presença e o link para a transmissão do espetáculo. Na mesma plataforma ainda há a opção de pagamento de ingresso, para os que podem e gostariam de colaborar com as produções do Coletivo.

Coletivo Spectrolab

O Coletivo Spectrolab de Investigação em Artes Híbridas surgiu em setembro de 2016, em Cuiabá, reunindo artistas interessados em pesquisar performance, formas animadas, teatro, fotografia, cinema, vídeo, literatura, colagens, happenings e formatos ainda não definidos. 

Em seu repertório o Coletivo possui os trabalhos Da Lama Nasce (2016), Coió (2017), Resí(duo) (2018), Tira a Mão (2019), Corpos Residuais (2021) e Oficina de Mutoscópio (2017). Ainda em 2021 também foram feitas produções solo de Douglas Peron, como o espetáculo "Ensaios com Ela", vencedor do Prêmio de Filme Experimental, na 20ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina. Para saber mais e acompanhar o Coletivo, clique aqui. 

Serviço

Experimento Cênico "Resíduos Amazônicos: Jantar"
Data: 18 de dezembro de 2021
Horário: 19h 
Local: Cine Teatro Cuiabá
Ingressos: Gratuito - com retirada a partir da sexta-feira (17) na bilheteria

Com informações de assessoria.
Imprimir