Imprimir

Notícias / Cinema

Mostra Audiovisual da UFMT 2021 reúne mais de 40 filmes; começa na próxima segunda

Da Redação - José Lucas Salvani

A 20ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (Manual) começa na próxima segunda-feira (6) e reúne 44 curta-metragens brasileiros e do restante do continente. Em 2021, a Mostra terá o seu retorno híbrido, contando atividades presenciais e exibição de curtas online no canal do YouTube do Cineclube Coxiponés da da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Leia também:
Mostra de Dança de Mato Grosso acontece a partir de sexta-feira e conta com participação de Ana Botafogo

“A programação da Maual permite o intercâmbio de experiências entre diferentes escolas de comunicação, cinema e audiovisual. Assistir a filmes que estão sendo feitos em diferentes lugares da América Latina e conhecer outras formas de fazer audiovisual enriquece não apenas a formação de estudantes, mas também de professores e técnicos de cursos que dialogam com as formas audiovisuais”, enfatiza Moacir Francisco de Sant’Ana Barros, professor do curso de Cinema & Audiovisual da UFMT e ex-supervisor do Cineclube Coxiponés.

Foram selecionados para a Mostra Competitiva 44 curtas de até 30 minutos de duração dirigidos por realizadores universitários (estudantes, professores e técnicos administrativos) e independentes (realizadores autônomos ou ligados a produtoras independentes, de acordo com as normas da Ancine) pertencentes às categorias documentário, ficção e experimental em ambas modalidades (universitária e independente).

Realizada pelo Cineclube Coxiponés, através da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT, a 20ª Maual conta com a parceria dos cursos de Radialismo e de Cinema & Audiovisual da UFMT, da Associação Mato-grossense de Audiovisual (MTCINE), da Assembleia Social e do Instituto INCA - Inclusão, Cidadania e Ação. A Mostra integra as comemorações de aniversário da UFMT.

Aniversário de 20 anos

Em 2021, a Maual reforça o título da resistência e da memória ao completar 20 anos, com edições anuais ininterruptas, mesmo em tempos de pandemia, quando precisou se reinventar para sobreviver à crise mundial estabelecida. As artes desenvolvidas para as divulgações da Mostra refletem essa essência da Mostra.

“Organizar a 20ª MAUAL foi um desafio nos muitos sentidos que a palavra carrega. Em meio a uma pandemia global que nos trouxe sentimentos de solidão, perdas e medo, a organização teve que lidar com as imensas dificuldades de isolamento, angústia e imprevisibilidade que marcaram o ano de 2021”, aponta Carlos Eduardo Amaral de Paiva, supervisor do Cineclube Coxiponés.

Serviço

O que: 20ª Maual
Quando: de 06 a 10 de dezembro de 2021, às 19h (presencial) e a partir das 19h no canal do Youtube (disponível por 24h a sessão da noite anterior)
Onde: Teatro Zulmira Canavarros
Imprimir