Imprimir

Notícias / Literatura

Novo livro de Nina Ricci e Daniela Monteiro traz viagem inusitada em meio a pandemia

Da Redação - José Lucas Salvani

Eli é uma jovem isolada em seu quarto por conta de uma estranha doença que circula lá fora. Num tropeço inexplicável, ela entra pelo buraco da fechadura dando início a uma incrível aventura pelas mais diferentes casas com realidades que ela jamais poderia imaginar. Esta é a premissa de “Casa Coração”, o primeiro livro infantojuvenil das autoras Nina Ricci e Daniela Monteiro, que ilustra a obra que será lançada na próxima sexta-feira (4).

Leia também:
Mostra de Dança de Mato Grosso acontece a partir de sexta-feira e conta com participação de Ana Botafogo

Através de uma linguagem rica e poética, a cuiabana Nina Ricci convida o leitor de “Casa Coração” a dar as mãos e seguir viagem com Eli, através de vários buracos de fechaduras que a levarão a lares onde, em singular experiência, vivenciará realidades bem diferentes da sua.

“Estou encantada com Nina e Dani. Duas jovens que surpreendem pelo talento singular. Nina para os textos literários e Dani com sensibilidade extremada para a ilustração de narrativas visuais infanto-juvenis”, declara a Maria Teresa Carrión Carracedo, editora que apresenta estas jovens aos leitores.

“Casa Coração” já se encontra em pré-venda por meio do site www.ninamricci.com e tem o seu lançamento previsto no dia 4 de dezembro, às 19h, no Teatro do Sesc Arsenal, em Cuiabá, com uma apresentação artística das autoras. Aos que compram online, as autoras visam estimular que o comprador da obra, ao adquirir seu livro, possa doar também um exemplar para uma criança do Projeto Flauta Mágica que funciona na Capital desde 1998.

“Considerando o grave contexto do país é muito importante para nós que este livro possa alcançar não só quem pode facilmente acessá-lo, mas também aos pequenos leitores que não têm essa possibilidade. Por isso, criamos esta campanha de pré-venda em que incentivamos a compra do livro também para doação a uma instituição local voltada para a ações socioeducativas para que mais crianças possam recebê-lo”, acrescenta Nina Ricci.

Parceria

A parceria das duas surgiu da amizade de anos atrás, tendo a arte e a cultura como pano de fundo. Aos 26 anos, a cuiabana Nina Ricci, que é formada em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, onde mora e trabalha. Diz que os sentimentos que firmaram esse reencontro com Dani foram, além da sintonia, o respeito, a escuta e a confiança.

“Dani sempre permitiu reconhecer como é muito mais prazeroso e leve receber apoio e respeitar os espaços de criação de cada uma. Desde o início ela me provocava com perguntas que eu nem pensaria sobre a história, como os cheiros, as texturas que eu imaginava... quando ela me mostrou os primeiros esboços de Eli, a criança protagonista, foi incrível! Sem combinarmos eu tinha certeza que ela era exatamente daquele jeitinho!

Bióloga por formação, casada e mãe de Clara, Davis e Elis, a artista Dani Monteiro, também é cuiabana e tem 35 anos. Relata que quando se conheceram, Nina era bem mais jovem, e “já naquela época, gritava ao mundo com seu potencial criativo a que viera”. O tempo passou, ambas seguiram seus caminhos, que por vezes se cruzaram em rápidos e nutritivos encontros.

“Quando recebi o convite de seguir com Nina nessa jornada, meu pensamento voou em direção ao passarinho contador de histórias e senti que já estávamos juntas. Daí por diante, foi deixar fluir... parceria de gente que gosta de passarinho, aquarela, crianças e histórias só pode ser das boas! E viver esse fluxo junto a uma editora como a Entrelinhas, que abriu espaço para nos acolher, foi um presente”, conta a ilustradora.
Imprimir