Imprimir

Notícias / Artes visuais

Academia Francesa de Artes Letras e Cultura nomeia Clovis Irigaray como embaixador das artes

Especial para o Olhar Conceito - Thalita Araújo

Seu talento é indiscutível. Sua capacidade de conquistar o mundo com sua arte não é colocada em dúvida por ninguém. Ainda assim, as pessoas se surpreendem e se emocionam com homenagens ao artista mato-grossense Clovis H. Irigaray. Na noite desta quarta-feira (4) ele foi nomeado embaixador das artes pela Academia Francesa de Artes, Letras e Cultura (Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture), na solenidade de lançamento da mostra de arquitetura Morar Mais Por Menos, em Cuiabá.

O vice-presidente da Academia Nikko Kali, que tem berço em Cuiabá, veio de Paris especialmente para a abertura da mostra, laureando os responsáveis pelo evento, Rafael Dias e Liara Buzetti, com medalhas de ouro.

Leia também:
Clóvis Irigaray se une a artistas de linguagens diversas para reverenciar o índio

Em seguida, iniciou seu discurso sobre Irigaray. “É uma grande honra para a Academia homenagear e nomear alguém que está entre os maiores artistas do mundo. Repito, não só entre os maiores artistas do Brasil, mas está no mesmo nível que os grandes nomes das artes em todo o mundo. Ele é um grande mestre. Clóvis Irigaray”, disse Nikko, arrancando efusivos aplausos da plateia.

Em entrevista ao Olhar Conceito, Irigaray se disse fascinado, pois junto com a nomeação veio o convite para enviar obras a uma exposição no Louvre, um dos maiores e mais famosos museus do mundo, em Paris, no próximo ano.

“Imagina! Alguém que nasceu na beira do Rio Araguaia receber uma homenagem dessas, um convite desses. Louvre é lugar para Monalisa! É para ficar muito feliz e se sentir muito recompensado pela carreira”, contou Irigaray, com uma simplicidade de comover e uma alegria intensa, de contagiar.

Para quem quiser conferir o trabalho do artista, Irigaray irá lançar uma exposição na próxima semana, na área externa da mostra Morar Mais Por Menos, no Clube Dom Bosco, em Cuiabá.
Imprimir