Imprimir

Notícias / Comportamento

Prêmio Estadual Tereza de Benguela vai homenagear mulheres negras em Cuiabá

Da Redação - Vinicius Mendes

Acontece em Cuiabá nesta quinta-feira (18) a entrega do 1º Prêmio Estadual Tereza de Benguela. O evento tem como objetivo honrar, reverenciar e reconhecer as personalidades negras com diferentes atuações no estado de Mato Grosso. Elas irão receber moções, honrarias e prêmios.
 
Leia mais:
Festival Kwanzaa segue até dia 29 com atividades culturais realizadas por entidades do movimento negro
 
"A ideia é reconhecer o empoderamento das mulheres negras. Elas estão em todos lugares com seus trabalhos, com suas músicas, artesanatos, projetos, artes, com suas culinárias, pesquisas, rezas, danças, enfim, com seus corpos, com suas atividades que geram renda e fazem ecoar suas potencialidades", explicou Silviane Ramos Lopes, idealizadora do Prêmio e Presidenta e Co-fundadora do Coletivo Herdeiros do Quariterê.
 
Ela explica também que a honraria faz parte das celebrações do dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e também Dia Nacional de Tereza de Benguela, grande líder quilombola que lutou, resistiu e deixou um legado de coragem.
 
"Não foi possível realizar em julho por causa da pandemia. Com o aumento de pessoas vacinadas e a diminuição de casos de covid-19, decidimos realizar um ato solene em comemoração ao dia da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares, reportado a força de Tereza de Benguela. Então juntamos as forças para realizar esse grande evento em que celebramos nossas ancestralidades e a diáspora africana".
 
O 1º Prêmio Tereza de Benguela vai entregar moções de aplausos para mulheres negras, honrarias ancestrais (para homenagear as mulheres mais velhas) e vai premiar mulheres em várias categorias.
 
De acordo com Silviane Ramos as indicações foram feitas por uma curadoria que escolheram as personalidades que irão representar todas as mulheres negras que vivem em Mato Grosso nas seguintes categorias: Cientista Destaque; Projetos Inovadores Afro Cultura; Cultura e Arte; Política; Ativista; Líder Equidade Racial; Afroempreendedorismo Destaque; Quilombola Griot; Axé Terreiros; Jovem Tereza Destaque; Resistência; Líder Coletivo; Liderança Quilombola Destaque; Ativistas do Direito; Jovem liderança LGBTQI A+; Ancestralidade; Jovem Produtora Cultural – Áudiovisual; Música Afro; Artes Visuais; Mulher Política em Terras Quilombolas; Atuação intergeracional; Produção Coletiva de Literatura Negra em Matogrosso.
 
"Todas as mulheres pretas são destaques e empoderadas. Nesse prêmio alguns destes destaques serão premiados. Mas todas nós somos destaques e merecemos sermos coroadas. As categorias do prêmio têm a ver com a nossa africanidade onde a ancestralidade promove o futuro e garante o afroempoderamento e o afrofuturismo. Aquilombar é preciso e praticar o bem-viver é necessário", ressalta Silviane Ramos.
 
Todas as agraciadas pelo Prêmio irão receber uma estatueta. O evento acontecerá na sessão especial solene da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, realizadora do evento juntamente com o Coletivo Herdeiros do Quariterê. Haverá também show com a Cantora Ana Cacimba e performance no Hall do Teatro Zulmira Canavarros.
 
Serviço:
 
O QUE: 1º Prêmio Tereza de Benguela
QUANDO: Quinta-feira, 18/11, às 19h00
ONDE: Teatro Zulmira Canavarros em Cuiabá/MT
REALIZAÇÃO: Assembleia Legislativa e Coletivo Herdeiros do Quariterê
Imprimir