Imprimir

Notícias / Música

Com gravações autorais, mais de 20 artistas de MT lançam seus trabalhos na Coletânea Cabeça de Pacu II

Da Redação - Vinicius Mendes

Na segunda edição e com temáticas sociais, a Coletânea Cabeça de Pacu II - já conhecida por reunir talentos mato-grossenses, terá seu lançamento na Casa Cuiabana entre os dias 19 e 20 de novembro. A realização é do Espaço TOMA, que prepara mais de vinte atrações que se entrelaçam entre música, poesia e feira.
 
Leia mais:
Semana da Diversidade na Biblioteca Estevão de Mendonça está com inscrições abertas
 
Os músicos mostrarão composições que desenvolveram durante isolamento. Serão inúmeras atrações e os artistas se apresentam em dois dias de festival. O meio ambiente e o crescimento da vulnerabilidade social da população durante a pandemia estão entre as questões evidenciadas no evento.
 
Maior número de gravações durante isolamento
 
Por conta da grande procura de artistas para gravações de músicas autorais, a Coletânea Cabeça de Pacu II tornou-se, ainda na pandemia, uma possibilidade de vitrine. Isso porque constatou-se que apesar de parte do setor ter seguido maior parte da pandemia estagnado, os artistas não pararam de produzir. O crescimento representou 70% se comparado ao mesmo período de 2019, antes da pandemia, com o ano de 2020 e 2021.
 
Por esse mesmo motivo, o evento de lançamento irá dividir a programação em dois dias.
 
Com a consciência de que a pandemia, além de um vírus mortal (Covid-19), tornou-se um problema sanitário, com omissão política e com impacto ambiental, artistas de todas modalidades uniram seus trabalhos para mostrar o que foi feito durante o período de afastamento social.
 
É o caso da banda Galáxia Tur, que com o tempo recluso uniu pai, filhos e um amigo dos adolescentes para tirarem um som. “Esse espaço autoral é uma vitrine e concilia bem com a necessidade da população de ter mais música dos artistas locais. Nesse processo dispersamos às angústias dos momentos mais tensos e nos sentimos mais livres”, disse o pai, Elton Passarinho, que é produtor e guitarrista da banda.
 
Além dele, Carlos Eduardo (vocalista), Italo Passarinho (baixista), Iran Passarinho (baterista) irão lançar a canção ‘Cuiabá, linda e bela’, que segundo eles, conta um pouco do amor pela terra natal.
 
Outra banda que surgiu no mesmo período e gravou no studio musical foi Nebulose, com três integrantes, Mauro The German (guitarra e voz), Eron Nappa (baixo) e Lamir Morcegão (bateria). No caso desse grupo, eles se conheceram durante as aulas musicais no Espaço TOMA e, após dois anos de longos ensaios e muita criação, devem lançar a música ‘Perspectiva’. “Compor esses trabalhos foi uma maneira de extravasar, mas também da gente entender como funciona esse processo criativo da música autoral. Estamos animados com o primeiro show e lançamento”, comenta o vocalista Mauro.
 
Segundo o produtor Billy Espíndola que é o idealizador da coletânea, a iniciativa deu muito certo na primeira edição e, por isso, foi preciso abranger a ideia do evento. O novo local tem espaço amplo, é tradicional da cuiabania e consegue abraçar outras causas. “Este é o primeiro evento que produzimos desde o início da pandemia e, com muita responsabilidade, e avanço das campanhas de vacinação, nos sentimos seguros de proporcionar ao público essa experiência”, comenta.
 
As intervenções serão livres, assim como as expressões musicais, que tratam assuntos diversos, além da evidente importância da arte para sobrevivência de um dos períodos mais turbulentos desse século.
 
A venda dos ingressos já está disponível e tem valor acessível de R$ 10. Na hora, será somado a mais um quilo de alimento. Após as arrecadações cestas serão doadas para a Casa das Pretas, local de acolhimento de famílias em extrema vulnerabilidade social.
 
A coletânea conta com a apresentação da empresa Everton Automóveis e Cervejaria Louvada no patrocínio, tem ainda entre os apoiadores, Barbosa Casa de Carne, Sensi Records, Osiris Produtora, Adrenalina MT, Divano Estofados, MegaSom, Gracom Escola de Efeitos Visuais, Nossa Pizza, Maiko Pinguin e Urbano do Bem.


 
Veja a programação:
 
Feira sustentável
A partir das 16h00 dia 19 e 20
 
- Bar com chopp Louvada, água e refrigerantes
- Gaveta de Mãe
- Kombi Boneco de Osso
- Sweet Queen Gostosuras
- Melhor Lugar do Mundo
- Toca do Jaca
- Inclusão Literária
- Mundo em Verde Atelier
- Livia Viana com livro 50 Cantos
 
Palco Ventrecha | 19 de nov (sexta)
 
16:00 Abertura dos portões
 
19:00 Nebulose
19:40 Suco Gástrico
20:20 Cerrado Ativo
 
21:00 The Rocks Club
21:40 Osiris
22:20 Cão do Mato
 
23:00 Galáxia Tur
23:40 The Xomanos
Sound Rock (de Sinop, show gravado)
 
Palco Mojica | 20 de nov (sábado)
 
16:00 feira sustentável
 
18:30 Cabulha / Synger
19:20 Cíntia Arruda (de Sapezal)
20:00 Pierre Paolo
 
20:40 Sensi Records
21:20 Billy Espíndola
22:00 Das Witch
 
22:40 Amuletos Orgânicos
23:20 Igor Lima 
*Imitáveis (show gravado)

 
Serviço
 
Lançamento Coletânea Cabeça de Pacu 2
Local: Casa Cuiabana
Data: 19 e 20 de novembro
Hora: a partir das 16h
Instagram: @espacotoma
Ingressos: 65 9 9600-9388 ou 65 9 9601-1013
Imprimir