Imprimir

Notícias / Política Cultural

Projeto une fotografia e ilustração para levantar questões contemporâneas

Da Redação - José Lucas Salvani

As artistas Emanoele Daiane (fotógrafa) e Sophia Paiva (ilustradora) se juntaram para compor uma série de imagens unindo fotografia e ilustração para o projeto “COLLAB”, contemplado no edital MT Nascentes, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com recursos da Lei Aldir Blanc. Ao todo, apresenta 37 obras divididas em três conjuntos. “Retratos de um Mato Grosso ilustrado” reúne 25 imagens, enquanto as outras duas séries, “Desenhos sobre paisagens mato-grossenses” e “Mato Grosso em linhas curtas”, são compostas por seis obras cada.

Leia também:
Espaço pedagógico de Cuiabá construído com plástico reciclado é destaque no “Domingão com Huck”

O resultado desta parceria foi exposto no site Mato Grosso Ilustrado, onde está disponibilizado um livro digital e o download em alta resolução das imagens. O lançamento oficial acontece através de uma live, na página do Instagram @ilustratodas, a partir das 18h da próxima terça-feira (09).



Para além da experiência estética de se trabalhar simultaneamente com duas formas de expressão (fotografia e ilustração), as artistas também levantam questões contemporâneas no conteúdo das obras, com imagens que levam o público a refletir acerca da pandemia do coronavírus e das queimadas do pantanal e do cerrado.

“A realidade pandêmica reorganizou o contexto sócio-histórico do mundo, atravessando, também, o desenvolvimento deste projeto. As fotografias, muitas das quais registradas durante o auge do isolamento social, apresentam espaços vazios, que, posteriormente, foram preenchidos de presença humana por meio das ilustrações”, comenta Sophia.   



Espaços e personagens familiares

Para compor o material fotográfico do projeto, Emanoele, além de revisitar seu acervo pessoal, foi pessoalmente até locais historicamente relevantes ou que ressaltam belezas naturais do estado. Estes registros foram feitos em Cuiabá, Cáceres e Chapada dos Guimarães. A fotógrafa revela que buscou “registrar caminhos mato-grossenses, como ruas, rodovias e rios”.

Em seguida, com o material fotográfico em mãos, Sophia povoou estes caminhos com ilustrações de figuras anônimas. Ela procurou retratar o cotidiano de pessoas que costumavam ocupar estas paisagens, portanto as personagens trazem consigo símbolos culturais e históricos do estado, como  vestimentas tradicionais de danças regionais, instrumentos musicais e alimentos típicos.



COLLAB é o resultado desta soma de olhares artísticos. A fotógrafa captou a atmosfera dos ambientes e a ilustradora povoou estes espaços com a identidade das personagens. “Trazem um pouco dos elementos familiares a seus moradores”, explica Sophia.

As artistas

Fotógrafa desde 2015, Emanoele Daiane foi premiada no concurso de Fotos Amadoras de Museus e Paisagens Culturais, promovido pelo Museu Histórico de Mato Grosso. Graduada em Tecnologia em Fotografia pela Universidade de Cuiabá, produz conteúdos de foto-documentários e atua como fotojornalista Freelancer, tendo publicações em sites nacionais e regionais.

Sophia Paiva começou a trabalhar com desenho digital durante a pandemia de COVID-19, produzindo ilustrações e divulgando nas redes sociais. Desde então, iniciou projetos de ilustração de livros, como “Aprendendo sobre mim comigo”, dela e de Anne Mathilde Jorge, além de outros ainda não publicados. Também ilustrou uma cartilha do coletivo Mulheres Resistem – MT, do qual faz parte, bem como materiais de divulgação científica.
Imprimir