Imprimir

Notícias / Cinema

Cine Teatro exibe filme inédito em Cuiabá na próxima terça-feira

Da Redação - José Lucas Salvani

O Cine Teatro Cuiabá exibe na próxima terça-feira (26) o longa-metragem “Danças Negras”, inédito na capital mato-grossense, com direção de João Nascimento e Firmino Pitanga. A exibição é realizada em parceria com o Coletivo Audiovisual Negro Quariterê e conta ainda com a participação de Amanda Nery, mestranda do PPGAS da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que mediará a conversa com os participantes da ação.

Leia também:
Além de “Round 6” e BTS: cultura pop faz com que mato-grossenses busquem aprender coreano

Além de figuras ilustres oriundas do campo das artes do corpo, da capoeira, dos terreiros de candomblé, do movimento negro e ambiente acadêmico, o filme conta com entrevistas exclusivas de Raquel Trindade e Makota Valdina, que faleceram em abril de 2018 e março de 2019, respectivamente.

Segundo o diretor João Nascimento, "Danças Negras trilha caminhos poéticos fundamentados na ancestralidade, nas memórias marcadas em corpos que dançam histórias, movimentações estéticas, políticas e sonoras oriundas das diásporas africanas no Brasil e outros desdobramentos urbanos marcados pela transculturalidade".

Em seu depoimento ao documentário, o antropólogo Kabengele Munanga diz que “todo esse processo de hierarquização faz parte do fenômeno chamado racismo, que permeia todas as áreas. As artes africanas foram consideradas inferiores, primitivas, infantilizadas mesmo, e foi preciso um tempo para se dar conta que a arte negra tem expressões e raízes profundas que vêm da cultura de um povo, porque arte não cai do céu”.

Além de Kabengele Munanga, Raquel Trindade e Makota Valdina, Danças Negras tem depoimentos exclusivos de Clyde Morgan, Edileusa Santos, Lia Robatto, Enoque Santos, Helena Katz, Dinho Nascimento, Salloma Salomão, Mestre Felipe, Fernando Ferraz, Mestre Lumumba, Carlos Moore e do coreógrafo Firmino Pitanga que também assina a direção do filme.

A ideia de realizar um documentário que reflete sobre importantes aspectos das artes negras no processo de emancipação e descolonização sócio-cultural no Brasil, surgiu para João Nascimento há cerca de seis anos, quando protagonizou ao lado do Fórum de Artes Negras e Periféricas a memorável luta anti-racista e democrática em torno do programa de Fomento à Dança na cidade de São Paulo. Isso se somou à experiência junto a Cia de Dança Negra Treme Terra desde 2006 (João Nascimento é diretor-fundador da Companhia).

Serviço

Exibição de “Danças Negras”
Quando: 26 de outubro, às 19h30
Onde: Cine Teatro Cuiabá
Valor: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Imprimir