Imprimir

Notícias / Literatura

Jornalista lança livro de contos e reverte parte do valor para associação que cuida de animais resgatados

Da Redação - José Lucas Salvani

O jornalista Lucas Rodrigues lança o livro de contos “Mascote do Caos” no próximo sábado (16). Metade do valor arrecadado será destinado à Associação Lunaar, que atua no resgate, cuidado e alimentação de cães e gatos.

Leia também:
Mato-grossense e namorado de youtuber cuiabana levam a melhor em prova conjunta no “MasterChef”

“Mascote do Caos” traz 30 contos divertidos que misturam ficção e realidade, em uma espécie de "cronicontos", cujos personagens variam entre pessoas comuns, celebridades (e subcelebridades) e até objetos - em tese - sem vida. A temática da obra "vai do oito ao oitenta" e está repleta de absurdos inclassificáveis. 

De acordo com a professora de literatura da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) de Cáceres, Olga Maria Castrillon-Mendes, que assina a “orelha” do livro, a obra possui uma linguagem inventiva que oferece ao leitor “o amuleto e o vazio do contemporâneo”.

“No universo de composição as histórias brincam com o imaginário do leitor e com a condição humana para relatar, quase sempre com muito bom humor, atitudes do cotidiano. É inútil buscar fronteiras nítidas entre o real e o imaginário”, destacou a pesquisadora, que é doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp.

O livro também possui, em sua contracapa, um QR Code que direciona para um “videoconto” de uma das histórias narradas. "Os temas são muito diversos e pouco convencionais. Vai de sessão de terapia em grupo protagonizada por uma fatia de pão; processo de cassação de mandato do sinal ‘cedilha’ (ç); escândalos criminais envolvendo mau cheiro; alianças entre roedores para esquemas na indústria de cosméticos, e muitos outros”, afirmou o autor.

O lançamento ocorre a partir das 16h e é um dos atrativos da Feira Gaia, no Museu de História Natural Dom Aquino, que vai reunir dezenas de expositores. O ingresso para a feira é 1kg de alimento não-perecível.

Serviço

Lançamento do livro “Mascote do Caos”
Quando: 16 de Outubro, a partir das 16h
Onde: Feira Gaia, no Museu de História Natural Dom Aquino. Avenida Manoel José de Arruda, 2000.
Quanto: R$ 40 (livro) + 1 Kg de alimento não-perecível (ingresso da feira)
Imprimir