Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Fisiculturista de MT vence Pantanal Contest 2021 e visa patamar profissional

Da Redação - José Lucas Salvani

O último sábado (18) de Joelson Senna começou normal, como qualquer outro. Tranquilo, no período da manhã acompanhou os amigos no Pantanal Contest 2021, realizado em Cuiabá, por meio de uma live, almoçou e foi ao evento, porque também iria competir. Ao colocar os pés no local e ver mais de 300 atletas nos bastidores, sentiu a pressão, mas conseguiu garantir o primeiro lugar na categoria Men's Physique Open.

Leia também:
Miss Universo Mato Grosso tem 10 candidatas à coroa e acontece em outubro

Há 14 anos Joelson frequenta academias e buscou treinos para melhorar seu porte físico, por ser muito magro, pesando 60 kg com 1,86m de altura, à época - atualmente, Joelson tem 1,97m. No começo, ele não tinha qualquer condição financeira para conseguir manter um bom ritmo de treinamento, ficando por meses sem frequentar academia.



O treino inicial de Joelson também era irregular por não ter qualquer suporte de personal ou até mesmo ajuda de pessoas que já frequentavam academias. Joelson então se apoiava em vídeos e, como mesmo descreve em entrevista ao Olhar Conceito, “ia na cara e coragem” porque passou a gostar cada vez mais de treinos.

Quando mudou-se para Cuiabá, após morar alguns anos no interior de Mato Grosso, conheceu fisiculturistas na academia onde atualmente treina e passou a enxergá-los como modelos e pensou que poderia se tornar um caso se dedicasse. Em nível nacional, o atleta profissional Felipe Franco, de São Paulo, também se tornou uma pessoa visada por Joelson no meio culturista.

A primeira competição de Joelson aconteceu em 2017, no município de Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá). Totalmente sem experiência, Joelson participou para saber como era estar no palco. À época, ele chegou a passar mal por não ter feito a preparação correta, que envolve dietas rígidas e muita água, mas o episódio não o abalou e Joelson seguiu sua participação em competições.



“Na musculação, é evolução. Você tem que constantemente bater duro na tecla. Se você quer ser um cara bom, quer ser destaque, você tem que ser diferenciado. Tem que fazer tudo o que não fazem”, conta em entrevista ao Olhar Conceito.

Para o Pantanal Contest 2021, Joelson se preparou durante cinco meses, mas o momento mais duro foi a semana que antecedeu a competição. Todos os dias, ele precisou tomar 10 litros de água para fazer a hiper-hidratação do corpo de forma que no dia da disputa conseguisse aguentar a desidratação, essencial para alcançar o “físico de palco”. No dia em questão, Joelson só tomou água após a competição.

Com investimentos que saem do próprio bolso, chegando a cinco dígitos, o atleta visa se profissionalizar e planeja participar do Arnold Classic International e Mr. Olympia Amador, duas das maiores competições do mundo. O vencedor do primeiro lugar de ambos volta para casa como atleta profissional, o que viabiliza parceria com grandes patrocinadores.



A carreira de Joelson é trilhada aos poucos e precisa de pessoas ou empresas que possam patrocinar sua participação em competições regionais. Para contribuir, basta entrar em contato pelo Instagram ou pelo número (65) 98417-0964.

Mister Pantanal

Além de fisiculturista, Joelson é também Mister Pantanal 2019. A oportunidade surgiu após um convite de organizadores do meio e posteriormente chegou a participar da edição nacional, o Mister Universo Brasil, conseguindo chegar no Top 15.
Imprimir