Imprimir

Notícias / Comportamento

“Esperança” é o tema da campanha do CVV em setembro; veja vídeo

Da Redação - José Lucas Salvani

Os anos de 2020 e 2021 estão sendo difíceis para a saúde mental e emocional das pessoas em todo mundo por conta da pandemia do novo coronavírus. Com base nessa realidade, a Associação Internacional de Prevenção do Suicídio, sugeriu que fosse trabalhada a frase “criando esperança por meio da ação”, no próximo 10 de setembro. Por isso, a CVV utiliza este conceito em sua campanha do Setembro Amarelo.

Leia também:
Antiga sede de fazenda dá espaço a restaurante rural com comida de tropeiros feita no fogão à lenha​
 

“É sobre estimular as pessoas a levarem esperança por meio de ações, e não passivamente. Podem ser ações coletivas ou individuais, mas é importante que elas existam para haver mais esperança em meio a tantas tristezas e incertezas”, afirma Carlos Correia, voluntário do CVV.

Para abrir as atividades do Setembro Amarelo, o CVV realizou  o XI Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio, de forma totalmente online e gratuita, no final de agosto. O simpósio foi transmitido ao vivo no YouTube e pode ser conferido abaixo.
 

Sobre o CVV

O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de 3 milhões de atendimentos de 2020 foram realizados por cerca de 4.000 voluntários em mais de 120 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação), ou pelo site, via chat e e-mail, além de carta. A entidade realiza também ações presenciais (temporariamente suspensas devido à pandemia), como palestras, Curso de Escutatória e grupos de apoio a sobreviventes do suicídio – GASS. O CVV é uma entidade financeira e administrativamente independente, mantendo-se por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas – para colaborar, acesse aqui

Sobre o suicídio

O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que o HIV e muitos tipos de câncer. O movimento Setembro Amarelo, iniciativa brasileira para ampliar o impacto do dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, foi iniciado em 2015 para sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão. Para saber mais, acesse aqui.
Imprimir