Imprimir

Notícias / Cinema

Cine Teatro realiza primeira exibição pública e presencial de documentário vencedor do MT Artes

Da Redação - José Lucas Salvani

O Cine Teatro Cuiabá (CTC) realiza nesta terça-feira (13) a primeira exibição pública e presencial do documentário vencedor do MT Artes, “Missivas”, de Caroline Araújo e Maurício Pinto. Os realizadores estarão no Cine para uma conversa mediada pela crítica e pesquisadora de audiovisual, Aline Wendpap. Na terça, o ingresso é no valor promocional de R$ 5 para todos os espectadores.

Leia também:
Visagismo óptico ajuda a encontrar o óculos ideal para cada um, explica especialista

“Missivas” reflete sobre a construção da militância sócio-política na América do Sul em distintos momentos históricos, através da análise das jornadas de Jane Vanini e do narrador Maurício Pinto. De maneira intimista, a motivação do narrador leva o espectador em um roadmovie documental pelas estradas mato-grossenses, brasileiras e chilenas, para investigar a trajetória da militante Jane Vanini.

“O filme carrega um grande potencial enquanto ferramenta de análise critica de períodos conturbados da história brasileira. Traz uma reflexão sobre jornadas individuais que aspiravam ideologicamente o bem coletivo. E na medida em que entendemos essas escolhas individuais e o contexto em que elas foram tomadas, compreendemos um pouco mais do cenário brasileiro nesses recortes”, sintetizam os realizadores Caroline Araújo e Maurício Pinto.

Um dos principais pontos do documentário "Missivas" é que a produção conseguiu a única entrevista feita pela família de Jane em mais de 40 anos após a sua morte.

O projeto começou por parte de Maurício em seu projeto de conclusão de Curso, na graduação de Radialismo na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Em 2016, já com a parceria com Caroline Araújo, foram contemplados pelo edital PRODAV 10/2015 – TV’s Publicas Centro Oeste, que trouxe recursos para tirar a ideia do papel. Pinto e Araújo fizeram duas investidas ao Chile, uma na fase de pré-produção, em 2017, quando levantaram fatos desconhecidos sobre a vida e morte de Jane naquele país.

De volta ao Brasil, participaram do MT Lab realizado pelo SEBRAE – MT em parceria com a SECEL, onde teve consultoria de Daniela Capelato e Paola Prestes. Em 2018, a equipe retorna ao Chile para produção, onde a cada aprofundamento nos caminhos percorridos por Jane, novos emergiram depoimentos de conhecidos e de pessoas que conviveram ou conheceram a história de Jane Vanini.

A produção conta com equipe 99% mato-grossense, apenas a produção local no Chile teve a participação de Sebastián Soto e da Chile Film Commission como apoio. A fotografia do filme é assinada por Íris Lacerda e a trilha sonora foi totalmente composta para esse filme pelo maestro Fabrício Carvalho e Ones Miguel. A produção é assinada pela Moviemento Production.

Serviço

Exibição "Missivas"
Onde: Cine Teatro Cuiabá
Quando: 13 de Julho, às 19h30
Imprimir