Imprimir

Notícias / Gastronomia

Chefs ensinam receitas de chocolate quente e escaldado cuiabano para aproveitar clima frio na capital

Da Redação - José Lucas Salvani

Cuiabá quebrou novamente o recorde de temperatura mais fria do ano nesta quarta-feira (30), e marcou 7,9ºC por volta das 6h, segundo a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Para aproveitar o clima, o Olhar Conceito selecionou duas receitas de Alexandre Galina e Marcelo Cotrim para esquentar um pouco e tentar fugir do frio.

Leia também:
Cuiabá registra recorde de frio pelo terceiro dia consecutivo; saiba temperatura

Chocolate quente cremoso por Alexandre Galina

Ingredientes
  Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador (menos as raspas de chocolate). Depois, leve ao fogo até atingir a cremosidade que deseja. Sirva em uma caneca e acrescente as raspas de chocolate meio amargo por cima. Uma dica: coloque uma canela e pau na hora de ir ao fogo. Fica uma delícia e ajuda a aquecer.

Escaldado Cuiabano por Marcelo Cotrim

Ingredientes
  Modo de preparo

Tempere o peito de frango com sal e pimenta do reino. Em uma panela de pressão, adicione um fio de azeite para selar os peitos de frango, adicione a água e o extrato de tomate e cozinhe por aproximadamente 30 minutos. Depois do frio, desfie o frango e o reserve, assim como o caldo do cozimento.

Em outra panela, com um fio de azeite, refogue a cebola e a pimenta de cheiro, em seguida o alho. Adicione o frango desfiado e envolva no sabor. Adicione o extrato de tomate e em seguida adicione o caldo de cozimento e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos.

Adicione a farinha de mandioca aos poucos e mexa vigorosamente para não empelotar (se preferir, misturar a farinha em um pouco de água fria e adicione na panela). Deixar cozinhar até ficar levemente grosso e verifique o sal.

Adicione os ovos 1 a um, para que cozinhe no caldo quente, abaixe o fogo e não mexer para não quebrar os ovos, cozinhando por aproximadamente 10 minutos. Finalize com cheiro verde.
Imprimir