Imprimir

Notícias / Gastronomia

Fondue, risoto e mais: dicas gastronômicas para aproveitar o frio cuiabano

Da Redação - José Lucas Salvani

Cuiabá registrou o dia mais frio do ano nesta terça-feira (29), com os termômetros atingindo 10ºC por volta das 7h, segundo medição da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Para aproveitar o friozinho, o Olhar Conceito reuniu algumas dicas gastronômicas para aproveitar melhor o clima na capital mato-grossense.

Leia também:
"Não é errado escolher o amor ao invés do ódio", diz estudante de jornalismo​

Fondue de queijo por Aécio Luiz Moreira

Ingredientes Modo de preparo

Amasse ligeiramente o dente de alho, espete-o no garfo e esfregue na parte interna da panela de fondue, já na boca do fogão ligado. Junte o vinho branco e espere ferver. Adicione aos poucos os queijos ralados (não use em pedaços), em chama branda e vá mexendo sem parar, sempre no mesmo sentido, aguardando a primeira parte ter derretido antes de colocar a próxima porção. O fogo baixo é imprescindível para os queijos não “quebrarem”, o que faz a mistura talhar.

Dilua o amido de milho na cachaça, passe para a panela e misture aos queijos já derretidos. Tempere com pimenta e noz-moscada e deixe ferver mais um pouco, mexendo sempre, até obter um creme espesso e uniforme. Regule a chama do seu réchaud para que o queijo não ferva e engrosse rapidamente. Utilize um pão de qualidade, de preferência um com casca grossa, para que ele não se dissolva quando passar no fondue.

Risoto de funghi com linguiça defumada por Alexandre Galina Modo de preparo

O primeiro passo é preparar um caldo de legumes com cenoura, alho (que pode ser tanto picado como com casca), cebola, salsão, sal e pimenta, sendo preciso deixar no fogo até que a água pegue a coloração dos legumes. O funghi usado por Alexandre é seco, sendo necessário hidratar em 200 ml de água, durante 20 segundos no microondas. Depois, pica o funghi e reserve a água.

Para fazer o arroz, pegue uma xícara, deixe até fritar e despeje uma xícara de vinho branco seco. É preciso deixar evaporar o vinho para ir colocando aos poucos o caldo de legumes, uma concha por vez, além do funghi e linguiça defumada. Alexandre alerta que é preciso estar sempre mexendo o arroz e repondo o caldo de legumes a cada vez que vai secando na panela. Assim que chegar na textura do risoto, despeje o queijo ralado de sua preferência. 

Sopa de Mandioquinha com cenoura por Roberta Thawana


Ingredientes
Modo de preparo

Tempere o frango com sal marinho e refogue com a cebola até dourar. Reserve. Cozinhe os legumes em água na panela que você refogou o frango. Bata no liquidificador com sal, pimenta a gosto e azeite. Leve a sopa novamente para a panela e acrescente os cubinhos de frango. Deixe apurar o sabor e sirva. Dica: Bata junto um pouco de alho poró ou salsinha.
Imprimir