Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Terapia com bonecos na água busca solucionar conflitos familiares

Da Redação - José Lucas Salvani

Elga Rascher foi uma das pessoas atingidas diretamente pela pandemia do novo coronavírus. Em maio de 2020, ela foi diagnosticada com covid-19 e optou por buscar terapias alternativas que, segundo ela, trouxeram resultados positivos para ela e sua família. Não demorou muito para que Elga buscasse se aprofundar ainda mais neste segmento e, cerca de dois meses depois, descobriu a constelação familiar, que procura solucionar conflitos pessoais.

Leia também:
Racismo enfrentado pela mulher negra em MT é tema do concurso de redação da Seduc

“Quando cheguei no espaço dele [do terapeuta que a auxiliou com durante a covid-19], vi vários tipos de terapias que não sabia que existiam. Eu fiquei maravilhada e pensei: ‘que interessante essas terapias, vou procurar saber o que é’”, explica ao Olhar Conceito

Este tipo de terapia, que não traz julgamento algum ao constelado, busca entender e solucionar conflitos familiares ou problemas financeiros por meio de sessões em grupo ou individualmente. Os problemas que Elga mais atende são em relação à mãe ou pai, financeiro - às vezes, a pessoa está estagnada financeiramente, e problemas com relacionamentos amorosos.

Em grupo, os participantes representam pessoas envolvidas no problema apresentado pelo paciente e, dependendo do grau do envolvimento, podem espontaneamente replicar comportamentos ou sentimentos. Já individualmente, a representação é feita por meio de bonecos.

No caso de Elga, ela utiliza uma técnica que consiste na utilização de bonecos e pequenos objetos - como casas em miniatura - em e.v.a. que são dispostos sobre a água, flutuando. Conforme os bonecos se movem de acordo com a energia da água, a consteladora consegue fazer interpretações para o constelado.

“A água por si já é uma condutora de energia”, explica. “Na constelação na água, os bonecos que vão fazer o papel do representante. Através do campo morfo-energético da pessoa, eles vão flutuar na água tentando chegar a descobrir o emaranhado pra pessoa, no sistema familiar dela, um conflito ou repetição de padrão que está acontecendo. Os bonecos vão se movimentando na água tentando desvendar”, acrescentar.

A ideia é que o problema seja solucionado em apenas uma sessão, que custa o equivalente a R$ 300, por meio de frases de cura, que são frases sistêmicas que auxiliam nos processos de libertação e solução. A sessão tem em média uma hora e meia.

“É considerado uma terapia breve. Então dessa primeira sessão não precisa repetir o assunto. É até ruim, na verdade, ficar repetindo o mesmo assunto com vários conselheiros porque demonstra que você está tendo uma postura muito racional, não deixando a terapia libertar aos poucos o que ela trabalha na alma. Depois que você faz a primeira sessão, você precisa se observar”.

A pandemia do novo coronavírus foi um dos fatores determinantes para que Elga optasse por investir na constelação pela água. A partir desta técnica, ela pode fazer os atendimentos online, promovendo biossegurança tanto para ela quanto para os seus constelantes. Entretanto, ela afirma que também é possível realizar a sessão de constelação de forma presencial porque algumas pessoas sentem melhor a energia desta forma.

Elga explica que, apesar de já estar trabalhando, segue estudando sobre o assunto e pretende finalizar o curso relacionado às constelações familiares feitas em grupo. “É um universo que eu ainda estou estudando e vou estudar para sempre como qualquer outro tipo de profissão. Tem mais de 40 livros só do Bert Hellinger e livros de outras pessoas que estão vindo aí, que são feras no assunto - tem a esposa dele, a Sophie Hellinger. É um estudo que estou galgando, lendo muita coisa para se aprofundar e quero continuar nesta toada”.

Naquele mesmo ano em que conheceu a constelação familiar, ela estava comandando uma loja online de venda de roupas junto de uma sócia. Ela explica que o negócio estava dando retorno, mas sentiu a necessidade de encerrar para poder se dedicar exclusivamente às constelações familiares.

“Eu quero viver isso. Eu quero viver essa filosofia de vida que é a constelação e eu quero ajudar a outras a enxergar o que estou enxergando. Ajudar outras pessoas a transformar suas vidas. Eu estou transformando a minha”, finaliza.
Imprimir