Imprimir

Notícias / Comportamento

Exposição Calin retrata mulheres ciganas de Cuiabá e outros dois municípios de MT

Da Redação - José Lucas Salvani

A Exposição Multimídia Calin, que será lançada nesta segunda-feira (24), retrata as mulheres ciganas de Cuiabá, Rondonópolis e Tangará da Serra. A exposição foi contemplada pelo edital Conexão Mestres da Cultura - Marília Beatriz de Figueiredo Leite, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com recursos da Lei Adlri Blanc.

Leia também:
Lista: cinco cafeterias em Cuiabá e VG para comemorar o Dia Nacional do Café

O diretor de arte Rodrigo Zaiden explica que a exposição segue uma linha conceitual que considera todas as mulheres ciganas da geração da raizeira, benzedeira e homenageada Maria Divina Cabral, a Diva, como também mestras da cultura cigana. O trabalho se delineou a partir de Diva e outras quatro de suas parentes: Venerana Rodrigues Cunha (tia); Irandi Rodrigues Silva (prima-irmã), Nilva Rodrigues Cunha (prima-irmã) e Terezinha Alves (prima-primeira).

Além de fotos e citações textuais dessas cinco mestras da cultura Calon, a exposição apresenta, em fotos e gifs, suas filhas e netas, reunindo outras 20 ‘Calins’ mato-grossenses de várias idades. Futuramente, haverá a inserção de vídeos.

“A exposição coroa todo um trabalho realizado durante meses com as mulheres ciganas de Mato Grosso. Vamos mostrar a importância delas nas nossas vidas e na vida de todos ao seu redor. São mulheres guerreiras, vencedoras, empoderadíssimas. Mulheres que tomam as decisões, que tomam a frente”, enfatiza a presidente da Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT), Fernanda Caiado.

Maria Divina foi premiada como Mestra da Cultura Mato-grossense e desdobrou em vários produtos culturais transmidiáticos. Dentre as ações, o I Encontro de Mulheres Ciganas de Mato Grosso, que ocorreu em abril, a web série em edição ‘Diva e as Calins’, e a “Exposição Multimídia “Calin”.

O lançamento será às 19h, durante uma live, que contará com a roda de conversa ‘Protagonistas: Mulheres Ciganas, mil faces’. A live conta com a parceria do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro em Mato Grosso e do Centro de Direitos Humanos da Unemat, que certificará o evento. Durante a abertura estará também presente a coordenadora adjunta do Fórum de Entidades MT pelo ICOMOS Brasil, a professora Ana Carolina Borges.

Na ocasião, serão projetadas fotos destaque da exposição, bem como a exibição de um teaser de pré-lançamento da web série “Diva e as Calins”. A plataforma digital que ancorará as fotos, textos e gifs também apresentada durante a live.

Serviço

O que: Lançamento da exposição multimídia Calin
Quando: 24 de maio de 2021 (segunda-feira)
Onde: Canal do Youtube do Fórum de Entidades e página no Facebook da AEEC-MT
Horário: 19h (horário de Mato Grosso)
Imprimir