Imprimir

Notícias / Política Cultural

Emanuel planeja entregar Beco do Candeeiro, Marco Zero e Dutrinha até junho

Da Redação - José Lucas Salvani

O prefeito Emanuel Pinheiro (DEM) planeja entregar as obras do Beco do Candeeiro, Estádio Presidente Dutra, o Dutrinha, e Marco Zero ainda no primeiro semestre de 2021. Nos próximos dias, Emanuel deve anunciar a data de entrega oficial da obra do Beco, que encontra-se em fase de finalização do portal de acesso à rua.

Leia também:
Coletivo Maria Taquara realiza sete oficinas gratuitas de escrita criativa até junho

“O setor cultural e do esporte é muito rico em ideias, é especialista em se reinventar e quero ouvi-las, quero ver os projetos. Nosso foco até fim de junho é entregar o Beco do Candeeiro, o Marco Zero e o Dutrinha. São obras que vão resgatar a autoestima da nossa gente, que vão dar mais qualidade de vida. Essa é a importância da Cultura e do Esporte, é levar alegria, bem-estar, manter viva a esperança de dias melhores”, disse o prefeito de Cuiabá.

Na última sexta-feira (30), o chefe do executivo municipal se reuniu com a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob, e o secretário adjunto, Justino Astrevo. Durante a reunião, além de discutir sobre as obras previstas para serem entregues no primeiro semestre, Carlina apresentou os projetos que a Pasta vem construindo para o próximo semestre de 2021 e também para o próximo ano.

“Temos muitas ideias e estamos buscando parcerias, não vamos ficar restritos ao orçamento municipal. Estamos usando todo o poder de articulação que o setor cultural tem para reacender a cultura e o esporte na capital, fomentando as atividades, seguindo as medidas de biossegurança e garantindo a movimentação que gera não só alegria, mas também emprego e renda”, disse a secretária.

Com investimento avaliado em R$ 164.285,17, a obra do Beco do Candeeiro está finalizando o portal de acesso à rua, que foi restaurado para se aproximar da construção original. A pavimentação da rua foi refeita utilizando os mesmos paralelepípedos de outrora que ainda estão no espaço. A calçada foi rebaixada, as fachadas das casas restauradas com cores originais e os candeeiros antigos foram recolocados com iluminação moderna.

A obra de restauração do Beco é fruto de um Termo de Ajuste de Compromisso (TAC) e faz parte do calendário de entregas em comemoração ao aniversário de 300 anos de Cuiabá, um resgate histórico da arquitetura local. Nos próximos dias, o chefe do executivo irá anunciar a data de entrega oficial da obra.

Em relação ao Marco Zero, a concretagem do monumento dos três batelões, embarcações esguias que percorriam as águas do Rio Cuiabá há 300 anos já foi finalizada. A estrutura de 17 metros foi projetada pelo professor, historiador, escritor, artista plástico e arquiteto Moacyr Freitas.

No momento, a Empresa Cuiabana de Zeladoria Urbana trabalha na construção da praça que irá enaltecer o monumento e para isso, equipe atua no aterramento e compactação do solo no local. O projeto da reestruturação do Marco Zero contempla espaço de valorização cultural e de lazer para a população, com bancos, lixeiras, jardinagem e paisagismo, pintura e iluminação do tipo LED.

Já o Estádio Presidente Dutra encontra-se em fase de término do calçamento do estacionamento, que terá capacidade para 100 veículos. O projeto é um grande marco da gestão Emanuel Pinheiro para o segmento do Esporte, sendo a maior obra que o estádio recebeu desde sua construção. Sua entrega está prevista para até o fim do mês de maio.

Também estão sendo confeccionadas três estátuas em homenagem a três atletas do futebol local: José da Silva Oliveira (Bife) que jogou no Operário, Fernando Ferreira Leite (Fulepa) do Mixto Esporte Clube e Albino Gonçalves dos Santos (Avião) do Clube Esportivo Dom Bosco.

Somando-se todas as etapas da reforma ao processo de aquisição de bens permanentes e mobiliário, o orçamento total foi de cerca de R$2 milhões. Todo o investimento foi realizado exclusivamente pelo Município via Fonte 100.
Imprimir