Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Mostra Curta Cáceres traz 10 cenas de teatro com apresentações no YouTube

Da Redação - José Lucas Salvani

A Mostra Curta Cáceres traz, na próxima quinta-feira (25), 10 cenas de teatro com apresentações online no YouTube. O público poderá assistir a produções de diferentes temáticas, técnicas e estilos. Haverá contação de histórias, teatro clássico e de sombras, comédias, adaptações da literatura, dramas sociais e narrativas.

Leia também:
Performance retrata o silêncio imposto às mulheres com atriz coberta de barro

"A gente tinha artistas de renome no estado, como a Alicce Oliveira e o Theatro Fúria, a quem fazemos reverência. Ao mesmo tempo, muita gente com 'sangue no olho', criando coisas incríveis nesse período de pandemia, com uma poética fina, elevada. Um pessoal jovem que sabe lidar muito bem com o vídeo e as novas tecnologias", destaca o ator e diretor de teatro Benone Lopes, um dos membros da comissão de seleção da Mostra Curta Cáceres. 

Na categoria Siriema, que contemplou cenas de 6 a 20 minutos, serão exibidas: 'Zumbido no Pé do Ouvido', 'João Esperto Leva o Presente Certo', 'Coração Delator', 'Em Um Quarto de Despejo', 'Eu Chovo, Tu Choves no Cerrado', 'Oito Anos de Casamento Grego' e 'Para Sempre Fiel - Um conto de Nelson Rodrigues'. Na categoria Tuiuiú, de 21 a 50 minutos, as cenas 'A Vila de Pantolux' e 'Tramando Esopo'. Com cinco minutos, 'Homem-carro' foi a cena contemplada da categoria Tuiuiú. 

"A curadoria ficou muito feliz com a qualidade dos trabalhos. Algumas produções que a gente já conhecia, mas o páreo foi duro. Era uma quantidade limitada de cenas que poderíamos selecionar e também de destaques a fazer dentro das cenas selecionadas. Então a gente prezou muito pela diversidade. Foi mais ou menos esse o caminho que trilhamos, o de abrir o leque de maneira ampla, pensando onde poderíamos mostrar para o público a oferta mais rica daqueles determinados quesitos", complementa Benone.

Durante o evento, as produções concorrem aos troféus Destaque de Melhor Cena Júri Oficial, Ator/Performer, Dramaturgia Original, Dramaturgia Adaptada, Pesquisa, Direção, Sonorização e Produção. E o público ainda indicará a Melhor Cena por Voto Popular, através de um formulário disponível na descrição dos vídeos. 

Programação

Quinta-feira (25.03) - A partir das 19h
Abertura oficial 
Homem-carro (Coletivo Spectrolab)
Para sempre fiel - um conto de Nelson Rodrigues (Teatro Plenilúnio)
Tramando Esopo (Theatro Fúria)

Sexta-feira (26.03) - A partir das 19h
Zumbido no pé do ouvido (André Moraes)
Eu chovo, tu choves no cerrado (Coletivo CorpoAnu)
Oito anos de casamento grego (André Feróli, Eric Bruno e Geovane Rodrigues)
Em um quarto de despejo (Teatro Plenilúnio)

Sábado (27.03) - A partir das 19h
João esperto leva o presente certo (Alicce Oliveira)
A vila de pantolux (Grupo Punúmbra)
Coração Delator (Teatro Plenilúnio)

Domingo (28.03) - Às 19h
Divulgação dos destaques
Encerramento

Todas as cenas entram no ar às 19h e ficam disponíveis até domingo (28), quando os vencedores serão anunciados neste mesmo horário.
Imprimir