Imprimir

Notícias / Comportamento

Treino solidário busca arrecadar dinheiro para ajudar jovem que fraturou a coluna ao mergulhar em rio

Da Redação - José Lucas Salvani

Neste sábado (20), será realizado um treino solidário de jiu-jitsu para arrecadar dinheiro para ajudar o jovem de 24 anos, Mateus Silva da Paz, que fraturou sua coluna ao mergulhar em um rio no Distrito da Guia, em Cuiabá. Ele está internado no Hospital Municipal de Cuiabá, aguardando transferência para o Hospital Municipal São Benedito, onde irá passar por uma cirurgia.

Leia mais:
Romance da Netflix, série de crime investigativo e mais: programas para fazer em casa neste final de semana

Aldecy, mãe de Mateus, explica ao Olhar Conceito que a ação promovida visa dar uma ajuda financeira à família. Ela precisou deixar o seu emprego para cuidar do filho, que também está incapacidado de trabalhar por conta do acidente.

“Sou a única provedora. O Mateus estava desempregado, mas até então ele fazia adesivos [para carro]. Era a única forma que ele encontrou de se manter”, esclarece. “É por isso que o professor dele, Marcelo Tereré, está fazendo esse treino para poder nos ajudar. Somos sozinhos. Só eu e Mateus”.

No final de janeiro, Mateus e um amigo foram para um rio no Distrito da Guia a passeio. Por conta de uma chuva recente, a região estava escorregadia e Mateus, ao mergulhar, escorregou e caiu, causando a fratura na coluna. Mateus ainda cortou sua cabeça e atualmente está internado no HMC, onde aguarda uma transferência para o Hospital São Benedito para poder fazer uma cirurgia.

“Mateus não está movimentando as pernas. Ele consegue jogar os braços para cima, mas não consegue voltar ao normal e não possui movimento das mãos. Ele está aqui internado e aguarda a transferência porque a cirurgia é bem urgente”, explica. “Eu sou mãe, então não está sendo nada fácil ver o meu filho nessa situação”.

A mãe chegou a acionar a Justiça para que a transferência seja realizada. Em contato ao Olhar Conceito, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a Central de Regulação aguarda a abertura de uma vaga para que a transferência entre os hospitais aconteça e, posteriormente, a cirurgia possa ser realizada. A Pasta ainda alega que está dando a assistência necessária a Mateus no HMC.

O treino solidário será comandado pelo professor Marcelo Tereré, na academia Alliance Cuiabá. O treino custa o valor simbólico de R$ 20 e o espaço irá tomar todas as medidas de biossegurança por conta da pandemia do novo coronavírus.

Serviço

Treino Solidário
Alliance Cuiabá
Avenida Haiti, 500 - Jardim das Américas, Cuiabá 
Quando: sábado (20), às 19h
Imprimir