Imprimir

Notícias / Política Cultural

Secretaria de Turismo planeja revitalizar bares e peixarias da Comunidade São Gonçalo Beira Rio

Da Redação - José Lucas Salvani

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, planeja revitalizar bares, peixarias e outras estruturas físicas da Comunidade São Gonçalo Beira Rio. A região deve se transformar em um projeto piloto de reestruturação do turismo em Cuiabá.

Leia mais:
Secretaria busca fomentar turismo em Cuiabá com Museu do Rio e novos centros de atendimento ao turista

Na última quinta-feira (28), a secretária responsável pela Pasta, Iracilda Campos, realizou uma reunião para discutir sobre os planos. O objetivo da Secretaria de Turismo é fazer da comunidade um modelo para a nova cara do turismo cuiabano, revitalizando o que já temos em questão de estrutura física, de bares, peixarias, atendendo a nova realidade do turismo diante da pandemia e capacitando os empreendedores locais.

Seu Dalmir Lucio de Almeida, que é um dos moradores mais antigos da região, há pouco mais de 30 anos, lembra bem de como era a realidade de outrora. Ele, que é presidente da Associação de Moradores, conta que o vilarejo por muito tempo serviu como ponto de chegada para os bandeirantes. Por isso, logo na entrada, está sendo construído o memorial com a figura dos três barcos que faziam os passeios curtos de navegação pelo Rio Cuiabá, Coxipó e região, conhecido como “Marco Zero”. “Essa é uma obra bastante esperada por nós moradores. Acreditamos que desse ano não passa”, comentou.

Atualmente, a comunidade conta com diversas peixarias e inúmeros pontos de venda de artesanato, que atraem centenas de pessoas principalmente nos finais de semana e feriados. O presidente do Trade Turístico, Luiz Carlos Nigro, presente também durante a visita técnica, considera São Gonçalo como o berço de Cuiabá. 

“Com os investimentos que estão sendo executados pelo Executivo Municipal, o lugar será ainda mais atraente e possibilitará a geração de emprego e renda para a comunidade”, destacou Luiz Carlos Nigro.

A Pasta também trabalha em outras frentes do turismo local. Há projetos voltados para a revitalização dos pontos históricos e turísticos existentes na capital, como Museu do Rio, Morro da caixa D’Água Velha, Centros de Atendimentos aos Turistas (CAT’s), dentre outros, com foco na preparação desses locais para receber feiras e eventos, fomentando a geração de emprego e renda. 
Imprimir