Imprimir

Notícias / Dr. Juliano Slhessarenko - Cardiologia

Falta de apetite e náuseas podem ser problemas do coração, alerta cardiologista

Dr. Juliano Slhessarenko

Cardiologista intervencionista. Doutor em cardiologia pela USP; Atendimento: Clinmed (65) 30559353, IOCI (65) 30387000 e Espaço Piu Vita (65)30567800

Esses sintomas podem parecer problemas no aparelho digestivo, virose ou intoxicação alimentar; mas você deve ficar atento(a)!
 
Pessoas que sofrem de doenças cardíacas também podem apresentar falta de apetite e náuseas. Isso ocorre quando há o mau funcionamento do coração no lado direito, por uma alteração anatômica da válvula tricúspide ou pelo aumento da resistência das artérias do pulmão, conhecida como hipertensão arterial primária.
 
O problema gera um aumento do fígado ou ainda o acúmulo de líquidos em volta do órgão e dos intestinos, o que interfere na digestão adequada. Esses sintomas podem ainda ser seguidos por queimação e dores abdominais.
 
A insuficiência cardíaca (IC) tem sintomas clássicos, como falta de ar e inchaço, mas também tem uma série de sintomas menos comuns, incluindo perda de apetite e náuseas.
 
A sensação de saciedade, mesmo quando você não comeu ou comeu muito pouco, pode ser uma indicação de que você pode estar tendo insuficiência cardíaca.  Isso é chamado de saciedade precoce. A retenção de líquidos e outros sintomas de insuficiência cardíaca podem interferir em sua capacidade de consumir calorias e nutrientes suficientes para sustentar seu corpo. Isso pode resultar em perda de peso e de músculos, sintomas consistentes com a progressão da doença.
 
Por que estou com náuseas?
 
A insuficiência cardíaca pode causar uma mudança no seu apetite.  Se você está se sentindo cheio, inchado ou com náuseas, provavelmente não tem vontade de comer.  Isso pode acontecer quando há diminuição do fluxo sanguíneo para o sistema digestivo, resultando em interferência com o processo digestivo. Isso ocorre porque como o coração tem que trabalhar mais para bombear o sangue por todo o corpo, o volume de sangue circulante diminui porque as câmaras do  coração não enche e esvazia corretamente.  O sangue é desviado do sistema digestivo para órgãos mais vitais, como o cérebro.
 
A falta de apetite também pode resultar do acúmulo de líquido no fígado e no sistema digestivo. O acúmulo de líquido, edema, é um sintoma comum de insuficiência cardíaca.  É mais comum pensarmos em inchaço nas pernas e tornozelos, mas pode ocorrer em qualquer parte do corpo. O inchaço pode causar enjôos de estômago.  A náusea pode levar à perda de peso porque interfere no apetite e na capacidade do corpo de absorver os nutrientes dos alimentos.
 
O inchaço no abdome, às vezes chamado de ascite, também pode contribuir para a dor ou sensibilidade abdominal.  O acúmulo de líquido responsável pelo inchaço abdominal pode diminuir o apetite e resultar em náuseas e desconforto com o ganho de peso.
 
O que posso fazer a respeito?
 
Algumas pessoas tentam comer quantidades menores com mais frequência. Isso ajuda a reduzir a sensação de saciedade ou inchaço. Se o seu apetite estiver baixo, tente selecionar os alimentos que você realmente deseja comer, que fornecem mais nutrição ou são fáceis de digerir.  Isso pode tornar a alimentação mais agradável ou mais fácil de tolerar. Os médicos não recomendam forçar uma pessoa com insuficiência cardíaca a comer porque pode ser desconfortável.  Nos estágios posteriores, considerados insuficiência cardíaca avançada, forçar a comida não mudará o resultado ou ajudará as pessoas a viver mais.
 
Com insuficiência cardíaca, você pode sentir uma perda ou mudança no apetite, ou ainda sentir náuseas.  Algumas pessoas têm a sensação de saciedade ou náuseas, mesmo que tenham comido muito pouco. Eles também podem sentir dor ou sensibilidade abdominal.
 
Esses sintomas geralmente são devidos ao acúmulo de líquido (congestão) ao redor do fígado e intestinos (intestinos), interferindo na digestão.  Se notar alguma alteração no apetite ou começar a ter problemas de digestão, isso pode ser uma indicação de que a sua insuficiência cardíaca está piorando e você deve consultar o seu médico.
 
Perda de apetite e náuseas também são efeitos colaterais comuns de alguns medicamentos.

Consulte regularmente seu cardiologista. Sua vida só depende de você.

Imprimir