Imprimir

Notícias / Dr. Juliano Slhessarenko - Cardiologia

Imunização para todos: vacinas promovem a saúde do coração

Dr. Juliano Slhessarenko

Uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo são as doenças cardiovasculares (DCV), pois essa condição pode dificultar o combate às infecções pelos pacientes. Além disso, as doenças evitáveis ​​por vacinas podem aumentar o risco de complicações cardiovasculares. A imunização é especialmente importante nesta população de pacientes. As vacinas são a melhor forma de prevenir doenças graves, hospitalização e até mesmo a morte. Os farmacêuticos podem desempenhar um papel importante na administração de vacinas e na educação de pacientes com DCV.

Leia mais:
11 dicas para ser mais feliz e saudável e tornar 2021 o seu melhor ano de todos
 
Vacinas e estudos recomendados
      
Os pacientes devem estar em dia com todas as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde. Estes 4 são especialmente importantes em pacientes com doença cardíaca: influenza;  pneumocócica;  tétano, difteria e pertussis acelular;  e zoster.

Aconselhe aqueles com doenças cardíacas a receber uma vacina anual contra a gripe. Os resultados do estudo mostram que a influenza pode desencadear eventos cardiovasculares adversos, como infarto agudo do miocárdio (MI) .

O estudo PARADIGM-HF com mais de 4 mil pacientes está examinando se a vacinação hospitalar contra influenza pode servir como prevenção secundária após o MI;  este é o maior ensaio randomizado para avaliar esse desfecho. Os resultados do ensaio mostram que a vacinação contra influenza foi associada à redução da mortalidade. No entanto, essa conclusão foi considerada uma associação e não um efeito causal.

Os resultados de uma meta-análise de 5 estudos observacionais apresentados em uma reunião recente do American College of Cardiology mostraram que a vacinação contra influenza foi associada a risco reduzido de morte em pacientes com insuficiência cardíaca.

O Ministério da Saúde recomenda que indivíduos de 19 a 64 anos com doença cardíaca crônica, excluindo hipertensão, recebam 1 dose da vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (PPSV23). Aos 65 anos ou mais, os pacientes devem receber 1 dose do 13-valente vacina pneumocócica conjugada (PCV13) se não a receberam anteriormente. Outra dose de PPSV23 deve ser administrada pelo menos 1 ano após o PCV13 e pelo menos 5 anos após a primeira dose de PPSV23. Existem estudos limitados que avaliam a eficácia da vacina pneumocócica na redução de eventos cardiovasculares. No entanto, a vacina foi associada a um risco menor de síndrome coronariana aguda em uma meta-análise de 8 estudos em pacientes com 65 anos ou mais.
 
Ensaios clínicos controlados randomizados mais fortes são necessários para demonstrar um efeito causal. Os farmacêuticos devem continuar a recomendar e administrar as vacinas pneumocócicas para prevenir o infarto do miocárdio.
 
A vacina Tdap deve ser administrada a adultos que anteriormente não receberam uma dose quando adultos ou crianças - esta vacina de rotina é recomendada na idade de 11 a 12 anos - seguida por um reforço de toxóides tétano e diftérico a cada 10 anos. Mulheres grávidas  também deve receber 1 dose Tdap para cada gravidez durante as semanas de gestação 27 a 36 para proteger o recém-nascido da coqueluche. A difteria é uma infecção bacteriana que pode causar miocardite, danos ao músculo cardíaco.  É importante que pacientes com doenças cardíacas recebam a vacina Tdap, pois a difteria é um dos componentes contemplados na imunização.
 
As evidências mostram que o herpes zóster pode afetar adversamente pacientes com DCV. Um estudo avaliou uma coorte de 519.880 pacientes de 2003 a 2013 por meio de um banco de dados e os resultados mostraram que o herpes zóster aumentou significativamente o risco de acidente vascular cerebral e MI. Encoraje pacientes com 50 anos ou mais  para receber a série de 2 doses de vacina zoster recombinante, com adjuvante (Shingrix). A segunda dose deve ser administrada 2 a 6 meses após a primeira.
      
Quando os indivíduos estão pegando seus medicamentos, os farmacêuticos devem lembrá-los de tomar essas vacinas e dissipar os mitos comuns. Capacite os pacientes a desempenharem um papel ativo em sua saúde, mantendo-se em dia com suas vacinas. 
          
Taxas de vacinação respiratória na Insuficiência cardíaca
          
Apesar das campanhas de saúde e da atenção da mídia com o objetivo de melhorar as taxas de vacinação, a taxa de vacinação respiratória em pacientes com Insuficiência Cardiaca permanece baixa. Um análise da sociedade brasileira de cardiologia , mostrou que as taxas de vacinação contra influenza e pneumococo eram de 28,3% e 30,7%, respectivamente, em uma população principalmente indigente com fração de ejeção ventricular esquerda reduzida (LVEF). Apesar da inscrição em um programa ambulatorial de gerenciamento de doenças por IC, 18% dessa população recusou a vacinação contra influenza. O motivo mais comum para a recusa do paciente era o medo de que a vacinação causasse a doença influenza.
 
Influenza e infecções pneumocócicas têm sido sugeridas como fatores de risco potenciais para causar eventos cardiovasculares adversos, especialmente em pacientes de alto risco. A vacinação contra infecções respiratórias em pacientes com doença cardiovascular estabelecida (DCV) pode servir como uma potencial intervenção custo-efetiva para melhorar seus resultados clínicos e as sociedades cardíacas a incentivaram. 
 
Estudos anteriores demonstraram que a vacinação contra a gripe reduz a mortalidade, síndromes coronárias agudas e hospitalização em pacientes com doença cardíaca coronária (CHD) e/ou insuficiência cardíaca (IC). Além disso, questões em torno do papel da vacinação na prevenção primária de DCV, a dose ideal e o momento certo estão amplamente sem resposta. O mecanismo fisiopatológico no qual a vacinação proporciona proteção cardiovascular pode estar relacionado à modificação do modelo imunoinflamatório da aterogênese. 

Os especialistas têm uma resposta simples para pacientes com coração e derrame que questionam se precisam de uma vacinação COVID-19. Essa resposta: sim. Pessoas com todos os tipos de fatores de risco cardiovasculares e doenças devem definitivamente ser vacinadas para proteger a si mesmas e suas famílias do COVID-19.
 
As vacinas aprovadas pela Food and Drug Administration e Anvisa não representam problemas especiais para esses pacientes. As pessoas com fatores de risco cardiovasculares, doenças cardíacas ou histórico de ataque cardíaco ou derrame devem ser  vacinadas o mais rápido possível. Ser vacinado é especialmente importante para eles, porque as pessoas com essas condições subjacentes têm maior chance de desenvolver complicações da COVID-19, a doença causada pelo coronavírus.
 
Pessoas com doenças cardíacas ou derrames - ou, por falar nisso, fatores de risco para doenças cardíacas e derrames - correm um risco muito maior com o vírus do que com a vacina.
 
As vacinas têm efeitos colaterais, mas o risco de uma complicação é extremamente pequeno. A coisa mais provável que ocorrerá é um braço dolorido.

Consultem seu médico e cardiologista e recebam a vacina para a sua proteção. Regularize seu cartão vacinal e principalmente contra a COVID-19.



*Dr. Juliano é Cardiologista intervencionista. Doutor em cardiologia pela USP; Atendimento: Clinmed (65) 30559353, IOCI (65) 30387000 e Espaço Piu Vita (65)30567800
Imprimir