Imprimir

Notícias / Artes visuais

CasaCorpo lança site com nova exposição fotográfica de Pedro Duarte

Da Redação - José Lucas Salvani

A Residência Artística CasaCorpo lança nesta terça-feira (15), um site com a nova exposição fotográfica de Pedro Duarte, chamada “A Urgência da Terra”. Além da produção de Pedro, o site também traz outras duas exposições não-inéditas que já estavam em exposição no site da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Leia mais:
Ex-jogador do Cuiabá Arsenal usa receita tradicional da família para vender biscoitos de Natal

Ao Olhar Conceito, Pedro explicou que sua exposição é composta por fotografias de uma cobertura realizada em janeiro desse ano, no município de Chapada de Guimarães (a 60 km de Cuiabá). O fotógrafo acompanhou a construção de tijolos de adobe.

“Eu documentei esse processo. Foi uma das vivências da residência artística. A ideia de tratar dessa urgência da terra é essa questão mais ecológica de tratar o tempo da natureza, como é esse processo de feitio de casas que não se utilizam de materiais muito sintéticos, até porquê é totalmente orgânico. É essa brincadeira com a palavra ‘urgência’ desse tempo. [Sobre] qual é o tempo que estamos respeitando mais”.

Além de “A Urgência da Terra”, o site será lançado com outras duas exposições: “Corpo: Lar Temporário”, em homenagem à Marília Beatriz, que faleceu em junho, e Mini Exposição. Também serão disponibilizadas oficinas e vídeos.

Sob liderança da artista-bióloga Ruth Albernaz, a Residência Artística CasaCorpo teve como primeira ação uma ocupação no Ateliê Livre, do Museu de Arte e Cultura Popular (MACP), da UFMT. A ocupação promoveu rodas de conversas e oficinas abertas ao público.

No total, foram realizados 14 encontros, com a participação de público geral, artistas e convidados como Imara Quadros, Maurilia Valderez do Amaral, Caio Ribeiro, Luiz Marchetti, Wanderlei Pignati, Salve Filmes, Cleonice Fernandes, Ludmila de Lima Brandão, Anna Maria Ribeiro e José Eduardo Costa, pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento, como Processos Criativos, Artes, Literatura, Filosofia, Ciências Biológicas, Semiologia e Antropologia.

O site, fruto do Auxílio de Vivência Universitária, será lançado às 19h, por meio de uma live no Instagram. Para assistir, clique aqui.
Imprimir