Imprimir

Notícias / Tecnologia

Rebites ou parafusos?

Da assessoria

Se você trabalha com construção civil ou já precisou fazer uma pequena reforma em casa, já se deparou com a dúvida em ter que escolher entre rebites e parafusos. Fique sabendo que é mais do que comum isso acontecer e hoje vamos explicar a diferença desses dois importantes acessórios!

Definição de rebites

O rebite estrutural é um material muito utilizado na construção civil e indústrias, podem ser feitos de alumínio ou inox e são extremamente resistentes à corrosão. Podendo ser lisos, com rosca ou rebite de repuxo, geralmente são usados em instalações que tem apenas um lado da superfície de contato disponível para fixação, a face externa.

Da mesma forma que é possível escolher um dentre vários parafusos, o mesmo se aplica aos tipos de rebites que são vários e podem atender necessidades diferentes.

Veja abaixo alguns tipos de rebites:
Rebite semi-estrutural — possui uma estrutura interna que faz com que seu fechamento fique mais sólido e arredondado, com maior resistência a tração e ao cisalhamento de um martelo ou uma rebitadeira pneumática ou a bateria.

Rebite estrutural — elemento de fixação de alta resistência, para acesso por apenas uma face e concebido para ser utilizado em aplicações estruturais com grandes cargas.

Rebite de repuxo — esses rebites são materiais indicados para unir chapas ou peças metálicas de forma permanente.

Definição de parafusos

Utilizado para conectar uma ou mais peças, os parafusos, diferentes do rebite estrutural são elementos únicos de fixação, empregados na união não permanente de peças, isto é, as peças podem ser montadas e desmontadas facilmente, bastando apertar e desapertar os parafusos quando e como quiser.

Isso é o que mais difere as duas peças. O rebite é muito mais resistente, mas só pode ser utilizado apenas uma única vez após a união das peças. Ainda que tenham funções semelhantes, os dois materiais são bem diferentes. Enquanto as extremidades do rebite são pressionadas para fixar o material, o parafuso utiliza da rotação e da força do atrito para conseguir apertar a peça.
Imprimir