Imprimir

Notícias / Carreira

Como surgiu a cloud computing?

Da assessoria

A cloud computing está presente na rotina de muitas empresas. Acesse e saiba a origem dessa solução

Como surgiu a cloud computing?

Os serviços de armazenamento na nuvem estão presentes no dia a dia de muitas pessoas, e inclusive na rotina de muitas empresas. De acordo com um estudo realizado pela consultoria Gartner, até o ano de 2022, 75% das bases de dados estarão ou serão migradas para a nuvem.

Diante de tamanha evolução, transformação digital e relevância que as soluções em nuvem vem ganhando ao decorrer dos anos. Conheça a história da cloud computing e saiba como a cloud optimization começou a obter relevância.


Origem da cloud computing

O armazenamento na nuvem começou a surgir há muito tempo, em 1950, quando as máquinas eram muito caras, assim, a maioria das instituições possuía apenas uma ou duas máquinas.

O termo cloud computing teve origem em uma palestra acadêmica ministrada por Ramnath Chellappa, em 1997, contudo, o nome é associado ao pioneiro na tecnologia de Inteligência Artificial John Mccarthy, o também criador da linguagem de programação LISP.

Mccarthy colocou em pauta um assunto muito interessante, a computação por tempo compartilhado, que poderia permitir que um computador fosse usado simultaneamente por dois ou mais usuários para a realização de tarefas. Essa ideia é familiar para você?

A aceitação dessa ideia, que começou a ser implementada em diversas empresas principalmente em 2013, fez com que os serviços de armazenamento e backup em nuvem fossem aprimorados e utilizados por diversas organizações.
 
O futuro da cloud computing

Os managed services e outros serviços na nuvem estão sendo utilizados cada vez mais, seja para fins pessoais ou profissionais. Atualmente, empresas em todo o mundo, de pequeno, médio e grande porte, têm buscado adotar soluções de cloud computing.

Não só as instituições privadas estão investindo nessas soluções, como também as instituições públicas também começaram a entender a importância do cloud computing. As prefeituras digitais estão ganhando espaço, e os órgãos públicos procuram modernizar seus processos.
 
Benefícios do armazenamento em nuvem
Não é sem motivos que as empresas estão fazendo a migração para cloud computing, o motivo é a quantidade de benefícios que essa tecnologia oferece para empresas de diversas áreas. Confira:

Otimização de processos de TI: com a cloud computing, os procedimentos são realizados de forma mais ágil, assim, processos de TI podem ser feitos mais rapidamente sem nenhum impacto ao usuário;

Monitoramento: é possível acompanhar o processo de consumo e identificar problemas, desse modo, a solução de problemas pode ser pensada previamente;
Segurança das informações; Backup de dados; Controle de acesso; Controle de senhas.Além desses benefícios, a redução de custo é um dos principais motivos pelo qual as companhias estão fazendo a data center migration.

Agora que você já conhece a origem, as projeções para o futuro e os benefícios das soluções cloud, não deixe de procurar uma empresa especializada para realizar essa migração, assim, você pode usufruir de todas as vantagens citadas anteriormente.
Imprimir