Imprimir

Notícias / Artes visuais

Segunda edição do festival de lives ‘Ixpia’ é lançado no domingo e tem duração e um mês

Da Redação - Isabela Mercuri

A segunda edição do ‘Ixpia o Festival’, um festival de lives de diferentes vertentes da arte, acontece a partir do dia 7 de setembro via Instagram. O lançamento, no entanto, acontece já neste domingo (30), com os comunicadores Dewis Caldas, jornalista e músico maranhense que atuou por dez anos em Mato Grosso, e a cuiabana Aline Rarara, catalisadora de sonhos e potências alheias. Neste dia, serão anunciadas as atrações do evento e, também, relembrados os momentos marcantes da primeira edição, que aconteceu entre abril e maio.

Leia também:
Cena Livre apresenta III Festival de Cenas Curtas totalmente online a partir desta quarta-feira
 
O festival nasceu de uma conversa entre os compositores Rauni Vilasboas e André Coruja e do desejo de replicar, com artistas de Mato Grosso, os modelos empregados em festivais de transmissão ao vivo. Nesta segunda edição, a novidade é que a live deixa de ser apenas musical, e passa também a se abrir para variadas expressões artísticas.
 
As apresentações serão de performances musicais, teatrais, de pintura, fotografia, cinema, literatura e suas interlocuções e hibridismos, além de conversas sobre produção cultural, direitos autorais e marketing, entre outros assuntos.
 
“Esse encontro de formas de expressão marca um lugar das Artes – vinculadas por um lugar geográfico – em coexistência, sem delimitação em formas artísticas engessadas. Ixpia O Festival é lugar de diversidade”, afirma a assessoria.
 
As apresentações acontecem nos perfis de cada artista participante e são coordenadas pelo festival. Na sequência, em uma transmissão ao vivo no mesmo perfil, o apresentador do dia entrevista os artistas que se apresentaram ao longo da tarde, repercutindo os shows e as reações do público.
 
Uma das inovações do Ixpia O Festival é a parceria com três rádios mato-grossenses, já que as lives também serão veiculadas, além do Instagram, pela Rádio Assembleia 89.5 FM, a rádio Capital FM 101.9, de Cuiabá, com um programa dedicado a canções dos participantes, sempre aos domingos, às 11h, com produção e apresentação de Raul Fortes, e a Ixpia Rádio Unemat, online e idealizada pelo compositor e professor Lescano.
 
A iniciativa do Ixpia O Festival é totalmente independente e colaborativa, construída a custo zero. “Seu principal objetivo é disseminar a ideia de que “juntos somos mais fortes”, comumente teorizada, mas muitas vezes deixada de lado na prática. Acredita ainda que o movimento nas redes, além de beneficiar individualmente os artistas participantes – com a contrapartida de engajamento –, alimenta uma cadeia criativa que parte do local, estimulando todo seu entorno”, completa a organização.
 
Serviço
 

Ixpia o Festival – 2ª edição
Lançamento: domingo, 30 de agosto
Lives: de 7 de setembro a 4 de outubro
Mais informações pelo INSTAGRAM 
Imprimir