Imprimir

Notícias / Cinema

Obras de Aliana Camargo e Cristiano Costa são atrações da semana na 'Temporada de Filmes Online'

Da Redação - Isabela Mercuri

Cinco obras da dupla de realizadores Aliana Camargo e Cristiano Costa serão compartilhadas a partir das 19h30 desta terça-feira (21), até o final de agosto, na Temporada de Filmes Online, realizada pelo Cine Teatro de Cuiabá via internet. Todos os curtas têm classificação indicativa livre. A ação envolve parceria entre os realizadores, o Cine Teatro Cuiabá, o Cineclube Coxiponés da UFMT e a REC-MT (Rede Cineclubista de Mato Grosso).

Leia também:
Filmes do cineasta Severino Neto são exibidos neste mês pelo Cine Teatro de Cuiabá
 
Aliana e Cristiano se formaram em Comunicação Social pela Universidade Federal de Mato Grosso em 2004, e iniciaram suas carreiras com trabalhos experimentais durante a faculdade, quando também engataram um namoro. Ainda no início da graduação, Aliana foi agente do “Cinema BR em Movimento”, projeto patrocinado pela Petrobrás que propiciou a difusão do cinema brasileiro em espaços alternativos, como salas de aulas e centros comunitários.
 
Os dois tmabém atuaram no Cineclube Coxiponés em épocas distintas (entre 2000 e 2002), quando também tiveram contato com o acervo disponível na instituição, descobrindo trabalhos que exploravam diversas linguagens, principalmente no formato de curta-metragem. Nesta época, estimulados por uma disciplina na faculdade e por meio do contato com o acervo Lázaro Papazian, realizaram, junto com alguns colegas, “Cuiabá sob o olhar de Lázaro Papazian”, curta premiado no 12º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (2005).
 
Para a conclusão da graduação, pesquisaram sobre a comunicação aliada à educação como instrumento para pensar as relações sociais e a utilização das tecnologias no ambiente escolar. Dessa pesquisa surgiu o projeto “Cinemagora”, que circulou, entre 2005 e 2006, em diversas escolas da grande Cuiabá, promovendo o diálogo com alunos interessados em saber mais sobre a linguagem audiovisual, com ênfase no documentário.
 
A dupla foi convidada pelo Instituto Cultural América (INCA), instituição promotora do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, a pensar em um projeto que também seguia a linha da educomunicação, e assim nasceu aí o projeto “Agentes de Desenvolvimento do Cinema nas Escolas” (Adecines), que durante dois anos promoveu a capacitação para o audiovisual de adolescentes de diversas escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande. 

Aliana e Cristiano atuaram no mercado audiovisual participando de projetos com produtoras de vídeo e com outros realizadores independentes. Paralelamente, realizaram trabalhos autorais, como os curtas compartilhados nessa Temporada de Filmes Online. Esses projetos são frutos de parcerias com artistas e pessoas interessadas em contar histórias e contribuir de alguma forma com a cultura matogrossense.

Atualmente, Aliana Camargo realiza pesquisa em nível de doutoramento na UFMT relacionando os temas mídia, educação e tecnologia. Cristiano Costa atua como  técnico em audiovisual do Campus Araguaia da UFMT, em Barra do Garças, onde também colabora com o Cineclube Roncador. “A imagem em movimento é uma grande paixão, contagiante e que promove interação, integração direta com a sociedade, com o que somos, pensamos e sonhamos”, afirma a dupla em uníssono.
 
Cine Comentário Sonoro
 
Além da exibição dos filmes, também será publicado um episódio da série Cine Comentário Sonoro, às 17h de quinta-feira, 23 de julho. No episódio, Aliana Camargo relembra bastidores de produção de “Catadoras de Sementes”, curta premiado na MAUAL 2008. Na série “Cine Comentário Sonoro”, realizadores relembram histórias associadas à produção de seus filmes, através de uma faixa de comentário sonoro integrada aos curtas. A série é uma parceria entre realizador@s, o Cineclube Coxiponés da UFMT e a Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT). Todos os episódios estão disponíveis no canal do YouTube do Cineclube Coxiponés. 

Sinopses dos curtas compartilhados:

Cuiabá sob o olhar de Lázaro Papazian (Aliana Camargo & Cristiano Costa, 2005, 13', classificação indicativa livre)

Sinopse: O documentário trata sobre o espaço urbano de Cuiabá por meio dos registros históricos de Lázaro Papazian, fotógrafo e cinegrafista de origem armênia que, em 1926, mudou-se para cidade e, a partir de então, passou a registrar episódios da vida social e política da capital matogrossense. Papazian foi um dos poucos a registrar vários acontecimentos da cuiabania, como a filmagem da demolição, em 1968, da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus de Cuiabá, evento que marca a busca por modernização da cidade, seguindo os passos da recém criada capital do país. Premiado no 12º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (2005).

Catadoras de Sementes (Aliana Camargo, 2007, 4', classificação indicativa livre)

Sinopse: O curta constrói uma relação poética entre as obras do artista visual Ronei Ferraz com o cotidiano de mulheres trabalhadoras do aterro sanitário de Várzea Grande-MT. Participação especial da poetisa Bia Corrêa. Premiado como Melhor Curta Experimental na 7ª Mostra de Audiovisual da UFMT (MAUAL 2008).
 
Crochê de Barro (Cristiano Costa, 2013, 4', classificação indicativa livre)

Sinopse: O curta propõe um passeio pelos relevos e texturas que combinam o barro com o crochê nas obras do artista visual Ronei Ferraz. Premiado como melhor Melhor Curta Experimental na 12ª Mostra de Audiovisual da UFMT (MAUAL 2013).
 
Meu parto, Meu Renascimento (Aliana Camargo, 2014, 15', classificação indicativa livre)

Sinopse: Cinco mulheres refletem sobre o renascimento através da experiência do parto humanizado. "Para mudar o mundo primeiro é preciso mudar a forma de nascer" (Michel Odent).

Saber Viver (Aliana Camargo & Cristiano Costa, 2019, 3', classificação indicativa livre)

Sinopse: A poesia de Cora Coralina acompanha um passeio por imagens da região do Araguaia (Barra do Garças e Serra do Roncador). Por esses espaços, ecoa a voz da artista visual e produtora cultural Magna Domingos (1972-2018).

Serviço
 
Temporada de Filmes Online, com compartilhamento de obras de Aliana Camargo & Cristiano Costa (“Cuiabá sob o olhar de Lázaro Papazian”, “Catadoras de Sementes”, “Crochê de Barro”, “Meu parto, Meu renascimento” e “Saber Viver”).
Quando: A partir das 19h30 de terça-feira, 21 de julho de 2020.
Onde: facebook.com/cineteatrocuiaba (Link Publicações).
Classificação indicativa: a ser consultada.
Mais informações pelo email: pautacineteatrocuiaba@gmail.com
Curtas ficarão disponíveis no link: https://wp.me/pbQLhj-qx
Imprimir