Imprimir

Notícias / Literatura

Doutorando em literatura alemã, poeta cuiabano lança campanha de financiamento de novo livro

Da Redação - Isabela Mercuri

Doutorando em literatura alemã pela Universidade de São Paulo (USP), o poeta cuiabano Matheus Guménin Barreto lançou uma campanha de financiamento de seu novo livro de poesias, “Mesmo que seja noite”. A obra, publicada pela editora Corsário-Satã, está em pré venda pelo site. Ela conta com posfácio de Caio Cesar Esteves de Souza (doutor pela USP e doutorando na Harvard University) e orelha de Gustavo Silveira Ribeiro (professor de Literatura Brasileira na UFMG).

Leia também:
Imortal da AML e fundadora da UFMT morre vítima de coronavírus em Cuiabá
 
Em uma resenha recente publicada na Revista Cult, Caio Cesar escreve: “O enunciador do livro, enquanto reflete sobre a linguagem, mas também sobre muitos aspectos da vida em nosso mundo, que felizmente é mortal, busca a poesia com as mãos. Não com as pontas dos dedos, ou com a alma, mas com as mãos inteiras – uma linguagem tátil, matéria que pode ser alcançada, tocada, sentida em todas as suas limitações e produzida pelo toque”.
 
“No volume que temos em mãos, ao invés da simples declaração de princípios (de resto reconfortante e vazia, como tantas assertivas de natureza política que se multiplicam atualmente no campo da arte e da cultura), o poeta prefere lançar perguntas, revirar por múltiplos ângulos um conjunto problemático de temas e procedimentos, fazer da própria incerteza matéria poética: o que pode um poema numa época conflagrada?”, completa, na orelha, Gustavo Silveira Ribeiro.
 
Uma das seções da obra, a poesia homoerótica, também foi analisada por Diana Junkes (UFSCar) em um artigo na revista Itinerários (Pós-graduação em Estudos Literários – UNESP). No texto, a autora reconhece Matheus como “uma das mais interessantes vozes da poesia brasileira contemporânea”.
 
Para contribuir com a campanha de financiamento, basta adquirir o livro (frete grátis) no site da editora Corsário-Satã até o dia 1 de agosto. 
 
Serviço
 
Título: “Mesmo que seja noite”
Autor: Matheus Guménin Barreto
Editora: Corsário-Satã
Número de páginas: 56
Ano: 2020
Formato: 12x18 cm
ISBN: 978-65-86209-02-0
Preço: R$ 36,90
Imprimir