Imprimir

Notícias / Política Cultural

155 anos de Rondon: Veja íntegra de publicações raras para download

Da Redação - Isabela Mercuri

As íntegras do primeiro volume dos relatórios da produção científica da Comissão Rondon e do projeto ‘O Brasil pelos brasileiros’ foram disponibilizadas na última terça-feira (5) pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em homenagem aos 155 anos de nascimento de Cândido Mariano da Silva Rondon.

Leia também:
Quase dois anos após lançamento do projeto, começam obras do mirante do Parque Mãe Bonifácia

Nascido em Mimoso, Santo Antônio de Leverger, Marechal Rondon é uma das personalidades mais homenageadas no Brasil. Ele dá nome a cidades, rodovias, ruas, escolas, aeroporto, prédios públicos e ao Estado de Rondônia.  O dia de seu aniversário é também o Dia Nacional das Telecomunicações, em sua homenagem.

O relatório já foi publicadao em 2015 com o apoio da então Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso e liberado para consulta e download gratuitos no site da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. 

Ele é considerado por pesquisadores e brasilianistas uma obra raríssima, e foi inteiramente escrito pelo próprio Marechal Rondon ao liderar a “Comissão de Linhas Telegráficas Estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas”.  Instituída em 1907 na gestão do presidente Afonso Pena, a expedição conhecida como Comissão Rondon teve o objetivo de fazer as linhas telegráficas alcançarem a região amazônica.

O relatório, de acordo com a assessoria, integrou o projeto “O Brasil pelos brasileiros” (também disponível AQUI), coordenado pelos servidores da Secel Fernanda Quixabeira e Luciwaldo Pires de Ávila, com a curadoria da profa. Dra. Elizabeth Madureira Siqueira, da Academia Mato-grossense de Letras (AML) e Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). O projeto resgatou 86 publicações raras e preciosas resultantes das expedições organizadas por Cândido Rondon, em décadas de trabalho desde a expedição em 1907. 

Com trabalhos nas áreas de linguística, cartografia, botânica, geologia, zoologia, antropologia e etnografia, as obras trazem as três frentes integradas de ação: a implantação de linhas telegráficas e estratégicas, o Serviço Nacional de Proteção aos Índios, e as expedições científicas, com destaque para a realizada com o presidente norte-americano Theodore Roosevelt. 

Conterrâneo de Rondon, de Santo Antônio do Leverter, o titular da Secel, Allan Kardec, celebra a data e a importância de tornar acessíveis as experiências de Cândido Rondon. “Marechal Rondon foi um grande desbravador nascido em Mato Grosso que possibilitou conquistas científicas e culturais para todo o país. Honramos sua visão humanista e seu legado como indigenista, pacifista e Patrono das Comunicações. Viva Rondon!”, comemora o secretário.

Acesse os documentos AQUI.
Imprimir