Imprimir

Notícias / Política Cultural

56% dos artistas não têm renda na quarentena; Secel garante R$300 mil para todos os segmentos

Da Redação - Isabela Mercuri

Uma pesquisa realizada pelo Movimento de Artes Cênicas de MT mostrou que pelo menos 56% dos artistas não têm outra fonte de renda e estão desamparados durante a quarentena. Como medida emergencial em relação a essa situação, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) afirmou que vai garantir R$300 mil para artistas de todos os segmentos que se encontram em situação de risco e/ou vulnerabilidade social.

Leia também:
Músicos criam campanha de doação para conseguir sobreviver durante quarentena
 
A medida veio após articulação do ‘RESPIRACENA’, campanha do Movimento de Artes Cênicas de MT, com uma série de ações para o enfrentamento da crise. Na última quarta-feira (26), um encontro online foi realizado entre cerca de 40 artistas de todo o estado e o secretário Allan Kardec, o secretário adjunto Paulo Traven e os técnicos Jan Moura, Cintia Mattos. Ainda estiveram presentes o Pró-reitor de cultura da UFMT Professor Renilson Rosa e o Coordenador da Editora da UFMT, Francisco Xavier Freire.
 
Os artistas propuseram ações de curto, médio e longo prazo e apresentaram um panorama do estado, mostrando que pelo menos 49% dos artistas trabalham no setor há mais de dez anos. Eles pediram uma ação emergencial para suprir necessidades básicas de alguns artistas em situação mais crítica, além de ações de fomento, cursos, oficinas, workshops e até bolsas manutenção, com contrapartidas on line ou presenciais após o prazo de isolamento social.
 
O Movimento de Artes Cênicas funciona como uma articulação autônoma de discussões e debates que já realizou projetos coletivos, seja em parceria com o Poder Público ou por articulações internas com os próprios artistas. Nesta situação, ele criou um expediente para realizar um levantamento dos impactos do coronavírus no setor, e atingiu em dois dias um número record de quase 200 respostas, que revelou que 56% dos artistas que responderam não ter outro tipo de renda a não ser o seu fazer artístico. (O formulário continua online recebendo respostas e pode ser acessado no AQUI).
 
Além da articulação com o governo, também estão sendo pensadas ações solidárias de distribuição de cestas básicas, vaquinhas para auxiliar artistas em situação de maior vulnerabilidade e campanhas de doação na internet.
 
A SECEL também apresentou um calendário de ações culturais para o Estado, totalizando um investimento de cerca de 10 milhões de reais, e afirmou que está estudando a melhor maneira de conduzir os processos para liberação do recurso, mas confirmou a data de segunda-feira (30/03) um parecer de como se darão os processos.
Imprimir