Imprimir

Notícias / Dr. Juliano Slhessarenko - Cardiologia

Especialista alerta: problemas cardíacos na gestação podem levar à morte

Da Redação - Fabiana Mendes

A doença cardíaca materna complica pelo menos 1% das gestações e é uma das causas mais importantes de morte materna. Nos países em desenvolvimento, a cardiopatia reumática continua sendo a principal causa de cardiopatia materna, enquanto nos países desenvolvidos, a cardiopatia congênita materna se tornou mais prevalente devido à melhora da sobrevida de crianças com cardiopatia congênita.  Além disso, a prevalência de doença arterial coronariana está aumentando devido ao estilo de vida pouco saudável e à tendência de adiar a maternidade até a terceira década.

Leia mais:
Especialista afirma: homens vão menos ao cardiologista e morrem cinco anos antes das mulheres

Um relatório que apresentou dados sobre a mortalidade materna no Reino Unido de 2000 a 2002 mostrou que a maioria das mortes maternas ocorreu em mulheres com doenças cardíacas previamente não diagnosticadas. A carga hemodinâmica da gravidez pode desmascarar as doenças cardíacas previamente assintomáticas.  Por exemplo, não é incomum que mulheres com estenose mitral reumática sejam diagnosticadas pela primeira vez durante a gravidez, porque a sobrecarga de volume e o aumento da frequência cardíaca causam sintomas que não ocorreram antes da gravidez.
 
Se você tem um problema cardíaco, precisará de cuidados especiais durante a gravidez.  Aqui está o que você precisa saber sobre problemas cardíacos e gravidez.
 
 Como a gravidez afeta o coração?
 
A gravidez estressa seu coração e sistema circulatório.  Durante a gravidez, seu volume sanguíneo aumenta de 30 a 50% para nutrir seu bebê em crescimento, seu coração bombeia mais sangue a cada minuto e sua freqüência cardíaca aumenta.
 
 Trabalho e entrega também aumentam a carga de trabalho do seu coração.  Durante o trabalho de parto  - você terá mudanças bruscas no fluxo e pressão sanguínea.  O estresse no coração leva várias semanas após o parto para  retornar aos níveis que estavam antes de você engravidar.
 
Quais são os riscos?
 
Os riscos dependem da natureza e gravidade da sua condição cardíaca. Por exemplo:
 
Problemas de ritmo cardíaco: Pequenas anormalidades no ritmo cardíaco são comuns durante a gravidez.  Eles geralmente não são motivo de preocupação.  Se você precisar de tratamento para uma arritmia, provavelmente receberá medicação, da mesma forma que faria se não estivesse grávida.
 
Problemas de válvula cardíaca: Ter uma válvula cardíaca artificial ou cicatrizes ou malformação do coração ou válvulas pode aumentar o risco de complicações durante a gravidez.  Se suas válvulas não estiverem funcionando corretamente, você poderá ter problemas para tolerar o aumento do fluxo sanguíneo que ocorre durante a gravidez.
 
Além disso, as válvulas artificiais ou anormais apresentam um risco aumentado de infecção potencialmente fatal do revestimento do coração (endocardite) e válvulas cardíacas.  As válvulas cardíacas artificiais mecânicas também apresentam sérios riscos durante a gravidez devido à necessidade de ajustar o uso de anticoagulantes, o potencial de coagulação (trombose) das válvulas cardíacas com risco de vida.  Tomar anticoagulantes também pode colocar em risco o seu bebê em desenvolvimento.
 
Insuficiência cardíaca congestiva: À medida que o volume de sangue aumenta, a insuficiência cardíaca congestiva pode piorar.
 
Cardiopatias congênitas: Se você nasceu com um problema cardíaco, seu bebê também corre um risco maior de desenvolver algum tipo de cardiopatia.  Você também pode estar em risco de problemas cardíacos durante a gravidez e nascimento prematuro.
 
Como devo me preparar para a gravidez?
 
Antes de tentar engravidar, agende uma consulta com seu cardiologista e o profissional de saúde que cuidará de sua gravidez.  Você provavelmente será encaminhado a um obstetra especializado em gestações de alto risco (especialista em medicina fetal materna).  Você também pode consultar outros membros da sua equipe de saúde, como o médico da família.
 
Sua equipe médica avaliará o quão bem você está gerenciando sua condição cardíaca e considerará as mudanças de tratamento necessárias antes de engravidar. Certos medicamentos usados ​​para tratar problemas cardíacos não são usados ​​durante a gravidez.  Dependendo das circunstâncias, seu médico pode ajustar a dosagem ou fazer uma substituição e explicar os riscos envolvidos.
 
O que posso esperar durante as visitas pré-natais?
 
Você verá seu médico frequentemente durante a gravidez.  Seu peso e pressão sanguínea provavelmente serão verificados a cada visita, e você pode precisar de exames de sangue e urina frequentes.
 
A frequência com que você vê o seu cardiologista durante a gravidez depende da gravidade do seu problema cardíaco.  O seu médico pode usar certos testes para avaliar sua função cardíaca, incluindo:
 
Ecocardiograma: Este é um tipo de ultrassom que usa ondas sonoras para produzir imagens do seu coração e as estruturas dentro dele.

Eletrocardiograma: Este teste registra a atividade elétrica do seu coração.
 
Quais sinais ou sintomas devo relatar ao meu médico?
 
Entre em contato com o seu médico se tiver algum sinal ou sintoma que o preocupe, principalmente:
 
 Dificuldade para respirar
 Falta de ar com esforço ou em repouso
 Palpitações cardíacas, ritmo cardíaco acelerado ou pulso irregular
 Dor no peito
 Tosse com sangue ou tosse à noite
 

Seus cuidados na gravidez
 
Durante a gravidez, você deve estar sob os cuidados de um obstetra e de um cardiologista em uma maternidade hospitalar.
 
Você pode esperar por exames pré-natais mais frequentes, principalmente se  estiver relacionado a outras condições, como diabetes ou pressão alta.
Certifique-se de participar de todos os seus compromissos ou reagendar se precisar cancelar.
Enquanto estiver grávida, você deve: coma uma dieta equilibrada
Controle seu peso
Exercício –procure orientação do seu cardiologista e obstetra
Pare de fumar
Imprimir