Imprimir

Notícias / Artes visuais

Exposição traz fotos de festas de santo de todo o estado para Cuiabá

da Redação - Isabela Mercuri

A exposição ‘Santos da Baixada’ chega a Cuiabá na próxima quinta-feira (13), e ficará por um mês aberta ao público no Museu de Arte e Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A mostra é formada por fotografias de Luzo Reis e Antônio Siqueira, tiradas em festas de santo.

Leia também:
Exposição tem fotos da lua, nebulosas e galáxias em espaço imersivo em Cuiab

De acordo com a assessoria, a exposição estava em Rosário Oeste antes de vir para a capital. No MACP, ficará aberta de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Luzo e Antônio percorreram Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e nas comunidades de Bom Jardim, em Nobres; Mimoso, em Barão de Melgaço; Varginha, em Santo Antônio do Leverger e Mata Grande, em Chapada dos Guimarães, fazendo os registros.

Fernando Tadeu de Miranda, pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT, explica que a exposição inaugura a programação cultural de comemoração dos 50 anos da Universidade Federal de Mato Grosso. “E ela realça não só a forte relação da instituição com a sociedade, como também, reafirma o compromisso que temos com a cultura popular de nosso Estado. A UFMT continua trilhando um caminho de ampliar o conhecimento científico, mas sempre respeitando os saberes populares”. 

Para o pró-reitor, as imagens trazem a beleza com simplicidade. “Elas são exuberantes nas cores. Além disso, nas festas de santo, tudo acontece. É um ambiente político. Amizades são fortalecidas, surgem casais, milagres e a imaginação e imaginário ficam visíveis”.

Já a coordenadora do Centro Cultural, Thania Monteiro de Arruda, comemora o fato de um dos fotógrafos se funcionário da universidade, e confessa que também revive um pouco de sua história com as imagens. “Cuiabana de pai e mãe, das tradicionais famílias Ponce de Arruda (por parte de pai) e Cuiabano Monteiro da Silva (por parte de mãe), frequentei muitas festas de santo em Cuiabá. Me unia à família na preparação da comida, cultivava a religiosidade e até dançava siriri”, se diverte.

A ideia da mostra surgiu em 2015, quando Luzo se reencontrou com o primo, Antônio Siqueira, morador de Rosário Oeste. “Antônio é personalidade já conhecida por todos na cidade. Desde a década de 1990 registra festas de santo e o cotidiano de Rosário. Com sua humildade, vê na deferência e nos trejeitos despojados de seu povo atributos de uma vida virtuosa que alia trabalho duro, com momentos de partilha, fé e alegria”, declara Luzo.

Por sua vez, Antônio diz que aprendeu muito com essa troca de experiência.“A criatividade e a técnica de Luzo foram inspiradoras para o meu trabalho. Foi uma troca que vivenciamos, não só com as pessoas das comunidades por onde passamos, mas principalmente, entre dois parentes, dois fotógrafos”, se diverte. 

Dentre as imagens da mostra estão manifestações culturais e artísticas como o cururu, siriri, procissões, ladainhas, adoração, lambadão e culinária ribeirinha, dentre outros elementos.

O projeto foi aprovado por edital da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e conta com apoio das prefeituras de Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste, Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência, da Universidade Federal de Mato Grosso e Museu de Arte e Cultura Popular. Depois de Cuiabá, a exposição vai à Chapada dos Guimarães.

Serviço

Exposição Santos da Baixada
De Luzo Reis e Antônio Siqueira
Circulação Cuiabá
Abre dia 13 de fevereiro, às 20h e segue até o dia 13 de março
Visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
O Museu de Arte e Cultura Popular está instalado no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso, que fica na avenida Edgar no Centro Cultural Vieira, S/N, Boa Esperança, Centro Cultural da UFMT Cuiabá-MT.                                                                                                                                                                                   
Saiba mais:
fb.com/santosdabaixadaexpo
@santosdabaixada_
www.santosdabaixada.com
Imprimir