Imprimir

Notícias / Gastronomia

Decorativos e versáteis, os cupcakes vieram para ficar; confira receita sabor Churros

Especial para o Olhar Conceito - Thalita Araújo

Eles são muito gostosos, muito decorativos e muito versáteis. Os cupcakes viraram febre no Brasil há algum tempo e vieram para ficar, conquistando seu espaço em festas, eventos e no cotidiano dos que adoram doces. Em Cuiabá, muitas empresas e pessoas especializaram-se no assunto para atender a forte demanda. 

Estela Harter é uma delas, curiosa e apaixonada ela testou e desenvolveu diversas receitas em casa e vende seus cupcakes por encomenda. Ela conta que o mais solicitado por seus clientes é o com sabor de Churros.

“Esse é o cupcake que eu mais tenho encomendas, é impressionante, todos adoram! Tenho clientes que encomendam quase toda semana. É um sabor quase desconhecido e quando falo todos querem provar e adoram! Eu não imaginava que fosse fazer tanto sucesso”, afirma Estela.

Estela também comenta sobre o de chocolate com recheio de nutella e cereja e cobertura de ganache de chocolate meio amargo, muito pedido por seus clientes também. Ela presenteia os leitores do Olhar Direto / Olhar Conceito com sua receita “carro-chefe”, o cupcake de Churros. Para quem não quiser aventurar-se pela cozinha, o telefone para encomendas é (65) 9983-2635.

Cupcake de Churros

Ingredientes

- 3 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar refinado
- 3 ovos
- 1 xícara de leite
- 100g de manteiga sem sal
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- 1 colher de sopa de canela em pó
- 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Fazer

Em uma batedeira, bata as claras em neve. Reserve. Na batedeira, bata, em alta velocidade, a manteiga com o açúcar e as gemas. Bata bastante até virar um creme fofo e esbranquiçado. Diminua a velocidade da batedeira ao mínimo e adicione, aos poucos, a farinha de trigo, já misturada com a canela em pó, alternando com o leite, já misturado com a essência de baunilha. Desligue a batedeira e manualmente misture o fermento e as claras em neve.

Distribua uniformemente nas forminhas de papel que já devem estar na forma própria para cupcakes. Quem não tiver formas de cupcakes pode usar forminhas de empadinha com a forminha de papel de cupcake dentro.

Encha apenas 1/3 da forminha, senão ele pode derramar. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, durante 20-30 minutos, de acordo com o seu forno. Eu ligo o forno quando começo a reunir os ingredientes, no máximo, e quando coloco a massa para assar, reduzo para 180 graus. Retire do forno, deixe descansar por 5 minutos na forma e em seguida, coloque numa grade de confeiteiro para resfriar.

Dicas importantes: Todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente, principalmente os ovos e a manteiga. Se for possível, faça sua própria essência de baunilha, faz toda diferença no sabor do cupcake. Todos os ingredientes secos devem ser peneirados, preferencialmente duas vezes.

Recheio e cobertura Doce de leite cremoso: Depois que os bolinhos estiverem frios, corte um círculo no centro do bolinho, retire a tampa e "cave" com uma colher para aumentar o tamanho da cavidade. Reserve a tampa. Com o auxílio de uma manga de confeitar, encha a cavidade com doce de leite, tampe com o pedaço reservado e cubra com doce de leite. Polvilhe açúcar com canela sobre a cobertura.
Imprimir