Imprimir

Notícias / Treinador Gil Melo

Verão e Carnaval: começou a animação nas academias; Veja dicas do treinador

Treinador Gil Melo

Todo período do verão e próximo ao carnaval é normal às academias estarem lotadas para que todos possam curtir a folia do rei Momo na melhor condição e forma física. Entretanto são necessários cuidados básicos para que não haja lesões, na ansiedade de alcançar um corpo dos sonhos, num espaço tão curto para um projeto que deve fazer parte da rotina de cada um ao longo do ano, ou seja PROJETO VIDA TODA!.

Leia também:
Treinador Gil Melo explica o segredo de como começar academia

O principal a se estabelecer numa busca do corpo ideal é saber o limite de cada um, e o objetivo nessa jornada. Na maioria das vezes um corpo saudável se constrói com  disciplina e paciência.

Nós sabemos que, por tradição, acabamos sempre adiando os projetos na área de saúde e quando resolvemos tomar a decisão de um projeto fitness queremos resultados imediatos e de quebra, ainda queremos pular etapas acelerando tudo, então hoje deixo algumas dicas básicas para quem está nessa fase, já treinando, ou que ainda vai começar.

A dica principal é: hoje é um excelente dia para começar!

Vejam as 10 DICAS que você precisa saber sobre atividade física:

1. A prática de exercícios, de intensidade moderada, durante meia hora por dia é suficiente para que a pessoa deixe de ser sedentário. Estes 30 minutos podem ser contínuos ou divididos em três períodos de 10 minutos cada, sempre respeitando sua individualidade.

2. O mais importante é que você pratique alguma atividade que se adapte ao seu estilo de vida e que seja do seu agrado. Caso contrário, são muitas as chances de interrupções. Muitas pessoas começam atividades que não gostam, mas está na moda e acabam não se adaptando. Escolha o que você realmente se sente bem.

3. Pequenas modificações no dia a dia – como subir escadas, saltar do ônibus um ponto antes, passear com cachorro, varrer, cuidar do jardim, lavar o carro, etc. – podem ajudar a movimentar mais e servir como um estímulo para o início de uma atividade física diária. Nesta dica eu lembro a você que  o mais simples de tudo nós podemos fazer, basta apenas adequar nosso cotidiano, por exemplo: moro em prédio, então vou optar pelas escadas. Vou ao mercado próximo de casa, melhor ir  à pé. Percebeu como é questão de adequações?

4. Os efeitos benéficos da atividade física são observados em pessoas que se exercitam com regularidade. Aqueles com IMC entre 25 e 30 (sobrepeso), nestas condições, podem ter um risco menor de desenvolver diabetes e outras doenças metabólicas do que os sedentários. E são inúmeras as possibilidades de transformação do corpo.

5. De acordo com o United States Departament of Health and Human Services, é importante que os adultos pratiquem duas horas de atividades anaeróbicas (musculação localizada), por semana, além dos 30 minutos de caminhada intensa por dia. Nos casos de pessoas com diabetes, hipertensão, obesidade e pessoas com problemas no metabolismo ósseo, por exemplo, é preciso ter um cuidado especial na escolha dos exercícios a praticar. Nestes casos, é imprescindível o acompanhamento de um profissional capacitado para lhe orientar e realizar uma  avaliação para saber exatamente o seu padrão e perfil de treino(periodização).

6. Um minuto de atividade física intensa é igual a 2 minutos de atividade moderada. Caminhada em ritmo acelerado, hidroginástica, passeio de bicicleta e jogo de tênis em dupla são alguns dos exemplos para atividade moderada. Já a corrida, a natação, o basquete e o ciclismo são consideradas intensas. Neste caso também recomendo a avaliação com o profissional para orientar a melhor escolha.

7. Durante a prática de um exercício físico é possível que haja uma redução na taxa de glicose. O indicado, principalmente para pessoas com diabetes, é que carreguem consigo algum tipo de carboidrato de rápida absorção.  A dica é sempre ter uma fruta, uma barrinha de cereal, etc.

8. As atividades físicas melhoram a sensação de bem-estar, diminuem a ansiedade e a probabilidade de depressão, por liberarem a serotonina (hormônio conhecido como “molécula da felicidade”). Isso é um dos fatores pelos quais nos sentimos tão bem com as atividades físicas.

9. Dentre os benefícios da prática de exercícios estão: a diminuição do apetite, a melhora do humor, a perda de gordura (emagrecimento), o enrijecimento dos músculos, a melhora da imunidade e o retardo do envelhecimento. Quer coisa melhor do que tudo isso junto ao longo do tempo?

10. Para crianças e adolescentes o ideal são 60 minutos de atividade aeróbica por dia (recreativa), três vezes por semana e de grande intensidade. Lembrando que tudo depende de uma avaliação com um bom profissional.

Fontes: Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde, Programa Agita Mundo e o Departamento de Saúde, Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabolica e Serviços Humanos dos Estados Unidos.
Imprimir