Imprimir

Notícias / Comportamento

'Dia Mundial da Filosofia' terá homenagem a Da Vinci com exposição, dança, música e poesia

da Redação - Isabela Mercuri

Uma homenagem a Leonardo da Vinci acontece neste sábado (30), a partir das 18 horas, durante a celebração do Dia Mundial da Filosofia, no auditório do Centro Sebrae de Sustentabilidade. O evento contará com exposição guiada de réplicas de pinturas renascentistas, apresentações de dança, música e poesia, além da palestra "Razão e Sentimento como aliados - O Humanismo Renascentista".

Leia também:
Palestra sobre Gandhi e sua filosofia da paz será realizada no Teatro Zulmira Canavarros

De acordo com a assessoria, a comemoração, neste ano, tem o tema “Os ideais do Renascimento, em homenagem aos 500 anos de Leonardo da Vinci´”. A palestra será ministrada pela filósofa Ana Cristina Machado, professora de Nova Acrópole há mais de 30 anos. O evento tem entrada franca, mas é necessário fazer inscrições no Sympla/acropolecuiaba.

“É preciso pensar em desenvolver mente e emoções, levando a um ser humano lúcido e ao mesmo tempo empático e verdadeiramente humano”, afirma a professora Ana Cristina Machado. Segundo ela, o renascimento constituiu um momento histórico de grandes transformações, que resgatou o humanismo, promoveu uma revolução na arte e no pensamento humanos.

No entanto, se foi fundamental para promover grandes mudanças, também teve como legado posterior um racionalismo excessivo que despreza ideais e sentimentos. A palestra fará um diálogo entre os ideais do Renascimento, a obra de Da Vinci e a necessidade de combinar o desenvolvimento da razão e dos sentimentos.      
      
Carbono Zero

Pensando em neutralizar os impactos da emissão de gases de efeito estufa (GEE) devido ao deslocamento de pessoas, geração de resíduos, utilização de energia e água, a Nova Acrópole, em parceria com a Ciclos Consultoria e o Instituto Ação Verde, vão plantar mudas de árvores nativas nas proximidades do rio Cuiabá. O número de mudas é calculado de acordo com o público presente no evento.

O evento é uma promoção da Nova Acrópole em cooperação com a UNESCO do Brasil, e conta ainda com o apoio do Centro Sebrae de Sustentabilidade, Ação Verde, Nuvem Tecnologia e Ciclos Consultoria.

Serviço

Dia Mundial da Filosofia: ‘Os ideais do Renascimento, em homenagem aos 500 anos de Leonardo da Vinci’
Dia: 30/11
Horário: 18h
Local: Centro Sebrae de Sustentabilidade
Inscrições: Sympla/acropolecuiaba - Entrada Franca
Imprimir