Imprimir

Notícias / Comportamento

Nieta representa Mato Grosso no encontro nacional ‘Gritem-me Negra’

Da Redação - Arthur Santos da Silva

A pedagoga Antonieta Luisa Costa, ou simplesmente Nieta, representa Mato Grosso nesta quarta-feira (20) no evento Gritem-me Negra!, realizado pelo Sesc São Paulo. Nieta compõe o encontro de abertura junto com mais quatro mulheres.

Leia também 
Professora quilombola conclui mestrado sobre educação e identifica racismo até nos livros didáticos

 
O objetivo é a busca por espaços de afeto como possibilidade de existir e resistir às violências implicadas às mulheres negras e indígenas. A ideia é lançar olhares às práticas ancestrais e ao sentido de coletividade das comunidades tradicionais e originárias.
 
Em Mato Grosso, Nieta é conselheira de Políticas de Ações Afirmativas da Universidade Federal (UFMT). Fundadora do Instituto de Mulheres Negras do MT e do Grupo Cultural Filhos e Filhas de Oxum, também é membro do Fórum Nacional de Mulheres Negras e da Rede Nacional de Mulheres Negras.
 
Entre as mulheres que dividem o encontro com Nieta está Anielle Franco, irmã de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (Psol) que foi assassinada em março 2018.
 
Em outubro a pedagoga falou à Pública sobre a Amazônia negra, identidade racial e governo Bolsonaro. A entrevista ganhou repercussão nacional. Leia aqui.

O Gritem-me Negra! segue até o dia 26 de novembro. Confira a programação. 
Imprimir