Imprimir

Notícias / Literatura

Projeto do governo federal distribui livros com principais com deficiência como protagonistas em VG

da Redação - Isabela Mercuri

Livros infantis com personagens principais com deficiência, integrantes do projeto ‘Conviver para Conhecer’, serão entregues às escolas públicas de Várzea Grande a partir da próxima terça-feira (26). O projeto conta, ainda, com uma oficina sobre a arte de contar histórias para cerca de 100 coordenadores de escolas municipais. A iniciativa é do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania.

Leia também:
Livro sobre a trajetória da matriarca Irene Cruz é lançado na noite desta sexta-feira

De acordo com a assessoria, a proposta do projeto é capacitar os educadores para uma narrativa mais criativa, que preserva os contos clássicos e difunde a representatividade das pessoas com deficiência no ambiente escolar.As ações foram alinhadas em conjunto com a Secretaria de Educação do município para proporcionar uma maior abrangência à iniciativa literária, já que os docentes serão multiplicadores da coleção, que também engloba a importância da leitura.

‘Conviver para Conhecer’ é um dos poucos materiais didáticos do Brasil que destaca a realidade dos deficientes e os coloca como protagonistas. “Sou professora da rede municipal há 26 anos e há pouco tempo começou-se a discutir a inclusão de crianças com deficiências nas escolas. Esperamos que este projeto venha contribuir com os profissionais da educação que lidam diretamente com estas crianças, abrindo caminhos para a inclusão efetiva, seja na escola e em outros âmbitos da sociedade”, comenta Sirlene Aparecida de Freitas, professora e responsável administrativa pelo Centro de Atendimento Especializado e Apoio à Inclusão João Ribeiro Filho.

A coletânea é composta de quatro livros, de autoria da pedagoga especialista em educação bilíngue Kathia Vieira e com ilustrações de Érika Pozetti. Neles, são apresentados uma garota surda (Lara Sol, a menina extraordinária), uma cega (Ester, a bailarina), um menino cadeirante (Pedro Valente, o caçador de palavras) e outro com síndrome de down (Davi, o menino trapezista). O livro ‘O Resgate do Reino do Faz de Conta’ é voltado para os educadores e a coleção ficará nas bibliotecas das unidades beneficiadas.

Todas as obras dialogam com os contos clássicos, para resgatar também a importância da narrativa e contação de histórias. O projeto também vai para Lucas do Rio Verde, Cuiabá e Rondonópolis. Em breve, serão disponibilizados os audiolivros da coleção na Google Play e App Store, e também no site www.renovarte.art.br, na sessão Aplicativos.

Em Mato Grosso, as ações são patrocinadas pela CNH Industrial por meio da Case IH e do Banco CNH Industrial. A coleção é uma produção da Renovarte Produções Culturais, em parceria com a Núcleo Cultural e as Secretarias de Educação de Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, Cuiabá e Rondonópolis.

Serviço

Oficina – Conviver para Conhecer em Várzea Grande
Data: 26 de novembro
Local: Rua João Libânio, 222 – Várzea Grande/MT
Horários: 8h as 11h | 14h as 17h
Realização: Governo Federal | Lei de Incentivo à Cultura | Ministério da Cidadania
Patrocínio: CNH Industrial | Case IH | Banco CNH Industrial
Produção: Renovarte Produções Culturais
Parceria: Núcleo Cultural e Secretarias de Educação de Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, Cuiabá e Rondonópolis
Imprimir