Imprimir

Notícias / Turismo

Elefanta Ramba chega à Chapada dos Guimarães após quatro dias de viagem

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

A elefanta Ramba chegou ao Santuário de elefantes, em Chapada dos Guimarães (64 km de Cuiabá) no final da tarde desta sexta-feira (18), depois de viajar por quatro dias do Chile até Mato Grosso.

Leia também
Artista de MT deixa engenharia e enfrenta dificuldades para se dedicar à dança e produção musical


De Santiago, no Chile, a elefanta foi transportada em um avião cargueiro até o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), de onde percorreu 1,4 mil quilômetros por terra para chegar ao Santuário.

Ramba tem 53 anos e pesa aproximadamente 4 toneladas. Ela foi comprada na Ásia e levada para a Argentina, onde trabalhou em diversos circos até que em 1995, chegando ao Chile para apresentações no Los Tachuelas, o circo mais famoso do país.

Após denúncias de maus-tratos e posse ilegal de animais, Ramba foi confiscada pelo Serviço Agrícola e Pecuário do Chile e proibida de fazer apresentações, apesar de o circo continuar como seu depositário.

O seu resgate aconteceu em 2011, após decisão judicial conseguida pela ONG chilena Ecópolis. O animal foi levado para o Parque Safári do Chile, localizado em Rancágua, mas precisou sair causa da localização do parque, atrás da Cordilheira dos Andes, onde tem invernos rigorosos.

Este é o primeiro caso de resgate internacional de elefante de cativeiro mediante denúncia de maus-tratos que o Brasil recebe. (Com assessoria)

Imprimir