Imprimir

Notícias / Comportamento

'Dança do Leão', típica do folclore chinês, é apresentada em Várzea Grande

Da Redação - Isabela Mercuri

Uma apresentação típica da cultura chinesa será levada ao público de Várzea Grande neste final de semana, sábado (19) e domingo (20), sempre às 12h30. A ‘Dança do Leão’, da escola Baihu Kung Fu & Tai Chi, realizada poucas vezes em Mato Grosso, fará parte da ‘VGXP’, evento de cultura pop e nerd do Várzea Grande Shopping.

Leia também:
Cuiabana precisa de R$9 mil para competir no Mundial de Kung fu Wushu na China 

De acordo com a assessoria, esta é uma manifestação folclórica chinesa associada ao kung fu tradicional. Na China, é comum a contratação de trupes de Dança do Leão para eventos como ano novo, aberturas oficiais de jogos, recepções aos governantes, casamentos, inaugurações de negócios, entre outros, como forma de atrair prosperidade e boa sorte.
 
A dança também representa o espírito marcial de uma escola de Kung Fu e, por isso, é repassada de mestre para discípulo ao longo da história. As habilidades necessárias para as apresentações incluem força, resistência, flexibilidade, equilíbrio, e a habilidade de visualizar e improvisar movimentos expressivos.
 
Dança do Leão

 
Para realizar a dança, dois bailarinos assumem o traje de leão. “Costuma-se dizer que na cabeça fica o artista marcial mais habilidoso e corajoso, porque ele fará vários movimentos arriscados, enquanto na cauda, o corpo do leão, é onde fica o aluno mais forte, que possui a força necessária para erguer, segurar e projetar seu companheiro. A dança é realizada sempre por alunos graduados, que já são capazes de realizar movimentos perigosos, mas todos começam a aprender desde cedo”, explica a sifu Giovanna Lopes, instrutora-chefe da Baihu Kung Fu & Tai Chi unidade de Várzea Grande.
 
Além da Dança do Leão, a escola Baihu, unidade de Várzea Grande, fará apresentação de técnicas de kung fu e aplicações durante o final de semana. Os novos alunos também terão uma promoção especial. A escola funciona dentro do Shopping de Várzea Grande e aceita alunos a partir dos 05 anos de idade, com turmas especiais para diferentes faixas etárias e horários diversificados.
 
As escolas Baihu Kung Fu & Tai Chi são filiadas a Yee’s Hung Ga International Kung Fu Association, uma rede de escolas de kung fu tradicional estilo Hung Ga com unidades nas três Américas, Europa e Ásia. O nível da arte marcial é avaliado periodicamente pelo grão-mestre chinês Frank Yee (Yee Chi Wai), de quem a sifu Giovanna é discípula certificada.
 
Serviço

Baihu Kung Fu & Taichi Unidade Várzea Grande Shopping: 65 99353-5391
Baihu Kung Fu & Taichi Unidade Shopping Goiabeiras: 65 3025-4450 e 65 992474646
Imprimir