Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Companhia de teatro de MT se apresenta em mostra no CCBB de São Paulo

Da Redação - Isabela Mercuri

A companhia ‘Teatro Faces’, de Primavera do Leste (239km de Cuiabá), está em cartaz com“Pedro Malasartes e o Couro Misterioso” até o dia 20 de outubro no Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro Histórico de São Paulo, participando da programação da primeira edição da MirimM – Mostra Nacional de Teatro para Crianças Grandes e Pequenas. As apresentações acontecem aos sábados e domingos, às 15h30, com entrada gratuita, na área externa do centro cultural.

Leia também:
Clássico infantil 'Chapeuzinho Vermelho' é apresentado como musical na semana da criança

O grupo passou por uma curadoria rigorosa do jornalista e crítico infantil Dib Carneiro Neto, e foi aprovado junto às companhias convidadas da Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O CCBB divulga a mostra como uma oportunidade de a plateia conhecer um panorama da produção das artes cênicas voltada a crianças que estão fora da capital paulista. O espetáculo do Faces revisita o ambiente dos rincões de Mato Grosso, realçando o valor da honestidade e como a ganância pode ser perigosa.

A produção bebe na fonte da cultura popular, aproximando a estética do grupo à commediadell'arte. “O que promete chamar muito a atenção do público que estiver passando pela rua no momento da peça”, descreve a curadoria.

Segundo o diretor artístico da companhia, Wanderson Lana, o impulso para criar a peça veio do pai, José Messias Lana. “Um contador de histórias por vocação”, se orgulha. Segundo ele, foi o pai quem lhe contou sobre Pedro Malasartes pela primeira vez.

“E foi então, que em 2011 surgiu o espetáculo. Foi bastante motivadora a reação do público quando nos apresentamos no Cine Teatro Cuiabá. Agora, nos vemos em um momento muito especial”, diz Lana. A companhia, por sua vez, foi criada em 2005.

Na história, que se passa no coração do Cerrado mato-grossense, um coronel, ou melhor, um rei decide dar toda a sua fortuna aquele que descobrir de que é o couro que sempre carrega nas mãos, mas cria um castigo bem cruel para aqueles que errarem: eles devem ter a cabeça cortada. Pedro Malasartes, acompanhado de um grupo de desajustados com poderes e talentos um tanto quanto esquisitos, resolve aceitar o desafio para libertar todo o povo do Cerrado, mesmo com povo nenhum acreditando nele.

“Sempre acolhemos produções artísticas de todo Brasil. Quando conseguimos ir além desses limites territoriais de Mato Grosso, o orgulho é ainda maior, pois sabemos do potencial do teatro mato-grossense. Só nos resta agarrar essa oportunidade”, comemora o diretor.

“A Mostra de Teatro Mirim do CCBB é uma das grandes conquistas para o Teatro Faces que fará parte de uma importante programação da capital paulista, a primeira em uma das maiores cidades da América Latina”, completa.

A MiriM acontece de 13 de setembro a 15 de dezembro de 2019 no CCBB, em São Paulo. A peça mato-grossense entrou em cartaz no último dia 4 de outubro, e segue até dia 20.

A curadoria do evento é do jornalista e crítico de teatro infantil Dib Carneiro Neto, e a mostra oferece ao público a oportunidade de conhecer um panorama da produção das artes cênicas para crianças fora da capital paulista. Além das apresentações, a mostra, que tem patrocínio do Banco do Brasil, também é composta por oficinas mediadas pelos grupos e mesa de debates. Toda a programação tem entrada franca e é aberta ao público.
Imprimir