Imprimir

Notícias / Gastronomia

Paranaense inaugura costelaria em Cuiabá em homenagem ao avô gaúcho

Da Redação - Isabela Mercuri

Foi uma série de ‘caminhos’ que a vida fez o que trouxe o paranaense Fernando Dambrós Pereira, 36, para Cuiabá. Desde julho ele vive na capital, e no início de setembro inaugurou um restaurante e bar que traz como carro-chefe a costela – especialidade de seu avô – e oferece ao público um ambiente caseiro e convidativo. O ‘Quintal do Primo’ é dedicado aos happy hours e almoços de sábado, para que o cliente se sinta em casa, saboreando carnes especiais de raças européias.

Fernando (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Leia também:
Segunda edição do 'Bendito Almoço' arrecada fundos para projeto 'Psicanálise na Rua'

“Ano passado a minha mãe foi diagnosticada com câncer de estômago, em agosto, e em janeiro ela faleceu. Eu tenho uma irmã que tem um pouco de comprometimento, que morava com ela, e veio morar com meu pai [em Cuiabá]. Por causa dessas mudanças todas, eu resolvi ficar mais perto da família, e como já tinha um sonho de abrir um negócio, e resolvi conciliar”, contou ao Olhar Conceito.

Fernando era executivo de marketing de uma multinacional, e morava em Campinas (SP). A mudança de rotina foi total, mas sem perder as raízes. “Eu sempre tive uma paixão pela cozinha, mas sempre foi muito amador... em casa, estudando, testando”, lembra. A gastronomia sempre foi uma paixão de família. Seu avô, o ‘Primo’ (primeiro filho de uma família italiana), ganhou a homenagem no nome, e em um retrato na parede. “Ele era churrasqueiro, e assava costela aos domingos em Paranavaí. Eu costumava dizer que ele levava sabor à mesa das famílias”.

Retrato na parede mostra o homenageado, 'Primo' (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

O quintal

A casa encontrada por Fernando para instalar seu restaurante não poderia ser melhor – parece que foi feita ‘sob medida’. São quatro ambientes: o ‘do caju’, na entrada, com um cajueiro enfeitando; dois climatizados; e o da mangueira, no fundo. As frutas, além de dar beleza e perfume, também inspiram o mais novo empreendedor em suas sobremesas, que são sazonais.

Fixos no cardápio estão a picanha e o contra-filé, vendidos em porções de cerca de 600 gramas, e o carro-chefe: a costela. “Ela é preparada na churrasqueira e fica assando aproximadamente de seis a sete horas. Eu começo a preparar a janta no almoço. No sábado, por exemplo, que a gente serve o almoço, essa carne entra às 5h para ser servida ao meio dia”, garante. “O segredo da costela é paciência. Não é um prato que você começa a fazer às 11 horas da manhã para almoçar... tem que ser pensado. A gente pensa no almoço ou na janta das pessoas com antecedência”.

Ambiente climatizado (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Além do preparo, a preocupação é também com a qualidade do produto. “Eu sou veterinário de formação, e como eu sempre trabalhei muito próximo da indústria veterinária, eu tenho uma preocupação muito grande com a qualidade e a procedência da carne. Eu trabalho só com raças européias ou, se for Nelore, com novilho precoce”, afirma Fernando. “É uma mescla de sofisticação, do que há de melhor da carne bovina, com a simplicidade do quintal da sua casa”.

A costela é servida por peso (R$49,90 o quilo), acompanhada de um creme de maionese e uma farofa caseiros. O cliente pode pedir porções de mandioca, salada de tomate, arroz ou batata frita à parte.



“Embora a carne seja de raça européia, a gente prestigia o estado de Mato Grosso, comprando tudo aqui no estado. O chope é Louvada, as cervejas são as tradicionais, mas são servidas ‘trincando’, que é o gosto do cuiabano. Então embora eu esteja trazendo um pouco da minha raiz, do meu avô que era gaúcho e de origem italiana, é tudo nos moldes cuiabanos”, explica o proprietário.

O ‘Quintal do Primo’ funciona de terça a sexta-feira, das 18h às 22h30, e aos sábados na hora do almoço. No futuro, há planos para funcionar também com delivery. Há a opção de fechar alguns espaços para confraternizações, e o ambiente oferece espaço kids e telão para exibição de jogos.

Serviço

Quintal do Primo
Endereço: Rua Almirante Henrique Guedes, 520 - Bairro Duque de Caxias (Próximo à Procuradoria Municipal)
Informações e reservas: (65) 99604-5303
INSTAGRAM
Imprimir