Imprimir

Notícias / Cuiabá 300 anos

Livro de memórias que reivindica importância da fonte Lavapés é lançado nesta quinta-feira

Da Redação - Isabela Mercuri

Um livro de memórias mesclado com uma reivindicação será lançado nesta quinta-feira (10), na Livraria Janina do Pantanal Shopping: “Lavapés: revisitando a história de Cuiabá e de alguns dos seus personagens”, de José Pedro Rodrigues Gonçalves e Moacyr Freitas, foi editado pela Entrelhinhas, e busca recuperar a história de Cuiabá, na metade do século XX.

Leia também:
"E se amanhã não houvesse poesia?": escritor divulga livro em performance no centro de Cuiabá
 
A fonte homônima ao livro ficava na atual praça Clóvis Cardoso. Ela, que deu nome ao bairro, era onde os viajantes lavavam seus pés, calçavam as botinas e entravam na cidade, em respeito a seus habitantes, mas foi sepultada por concreto.
 
“Com o passar do tempo, o bairro Lavapés perdeu sua importância e foi esquecido, mas ao resgatar sua história fica evidenciada a sua importância social, cultural, artística, esportiva e política para Cuiabá”, assegura José Pedro Rodrigues Gonçalves, um dos autores.
 
De acordo com a assessoria da editora, a obra é para “ser lida e rememorada por antigos moradores, bem como conhecida por jovens e estudantes que desejam refletir sobre a história, alguns de seus personagens e os costumes da capital que completa 300 anos de fundação”.
 
Moacyr Freitas é arquiteto, autor de obras como o Terminal Rodoviário de Cuiabá, e pesquisador da história da capital. Escreveu ‘Fundação de Cuiabá – História ilustrada’; ‘Primeiros tempos da Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá’; ‘E o tempo passou!’, entre outras. É membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. No livro, reconstrói os passos da história que produziu as transformações de Cuiabá, de uma pequena vila à capital do Estado como conhecemos hoje.
 
Já José Pedro é médico, escritor e poeta, autor de ‘Tragicomédicas’, em que resgatou as histórias de seu tempo de estudante e já como médico, em situações inusitadas e quase inacreditáveis; ‘Bauxi’, em que reconstruiu poeticamente a cultura rural do interior de Mato Grosso em meados do século XX; e de ‘Da cura para o cuidado’, em que assume o lado da ciência ao lançar um novo olhar sobre a saúde, focando as vulnerabilidades humanas, locus originário do adoecer. Em ‘Lavapés’, resgata um bairro de Cuiabá que considera esquecido e que foi um dos berços da cultura, das artes e do esporte da cidade no século XX, mostrando a origem real do seu nome.

Serviço
 
Lançamento – Lavapés: revisitando a história de Cuiabá e de alguns dos seus personagens
Data: Quinta-feira, 10 de outubro
Horário: 18h
Local: Janina, Pantanal Shopping
Imprimir