Imprimir

Notícias / Religiosidade

Procissão ao padroeiro Bom Jesus de Cuiabá leva centenas de fieis ao centro da cidade

Da Redação - Isabela Mercuri

A procissão pelo padroeiro da capital mato-grossense, Senhor Bom Jesus de Cuiabá, aconteceu no último domingo (29), e levou centenas de fieis às ruas do Centro e, depois, a uma missa, que foi realizada às 17 horas, na catedral.  Neste ano, a primeira-dama Márcia Pinheiro foi a rainha da festa, e esteve à frente da procissão, acompanhada do prefeito Emanuel Pinheiro.

Leia também:
Professor da Suécia, PhD em psicologia, vem a Cuiabá falar sobre conflitos religiosos

“É uma honra muito grande ter sido escolhida como rainha, justamente neste ano em que a capital comemora seus 300 anos. Só tenho a agradecer ao Senhor Bom Jesus por esse tempo de bênçãos, pelo convite para ser rainha dos festejos, a minha família e amigos, pela doação e entrega de cada um dos festeiros, ao rei Danilo Oliveira e ao Padre Edmilton pelo zelo e devoção para com o nosso padroeiro. A nossa quermesse estava impecável. Parabéns aos festeiros pelo esmero e carinho para com a Festa do Senhor Bom Jesus”, declarou a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.

“O resgate desta tradição é o resgate da cuiabania, do povo cuiabano, da fé cristã, de uma fé católica inabalável. Ao longo destes três séculos de existência da cidade verde, a igreja católica teve um papel fundamental neste processo de evolução, de resiliência, de força, de fé para superar todas as dificuldades e obstáculos, desde os seus primeiros 250 anos até essa explosão nos últimos 50 anos, que foi para a nossa capital e para o nosso estado, com um fluxo migratório intenso, um boom econômico para o nosso Centro-Oeste. Como prefeito dos 300 anos, quero deixar aqui a minha felicidade, Padre Edmilton, pela sua liderança, sua força em unir toda a comunidade católica para que nos 300 anos retomássemos esse verdadeiro destino que é o nosso reencontro com nosso santo padroeiro, que nos livrou de tantas intempéries, de tantas dificuldades, o nosso Senhor do Bom Jesus de Cuiabá, padroeiro da capital dos 300 anos. Parabéns Padre, parabéns à toda igreja”, completou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Durante a missa, Emanuel devolveu o manto ao Senhor Bom Jesus de Cuiabá, depois de mantê-lo em sua residência durante todo o mês de setembro. Vestida com o manto de rainha dos festejos, a primeira-dama contou emocionada a graça alcançada com a interseção do santo padroeiro e parabenizou os festeiros pela dedicação na realização da festa.

“O manto na casa do prefeito tem o significado de que, o prefeito, segundo nossas crenças católicas, é o pai do nosso povo e ninguém melhor do que o próprio padroeiro da cidade para ungi-lo com suas bênçãos, para que ele possa cuidar com carinho, amor e paternidade da nossa população cuiabana”, explicou o Padre Edmilton, responsável pela celebração da missa dos festejo.

Emanuel estabeleceu a data de realização da Festa do Senhor Bom Jesus de Cuiabá no último domingo do mês de setembro de cada ano em 2017, quando ainda era deputado estadual, e propôs um projeto de lei instituindo a data no calendário de eventos de Mato Grosso.

Também participaram da missa e da procissão o senador Jayme Campos, a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos, o ex-governador Júlio Campos, a mãe do prefeito, Maria Helena de Freitas Pinheiro, e o filho Elvis Pinheiro, além da comunidade da região. 
Imprimir