Imprimir

Notícias / Política Cultural

Centro de Educação Especial faz caminhada em alusão ao Dia da Luta da Pessoa com Deficiência

Da Redação - Isabela Mercuri

Uma caminhada foi realizada na manhã desta sexta-feira (20) no bairro Planalto, em Cuiabá, em alusão ao ‘Dia da Luta da Pessoa com Deficiência’, que acontece em 21 de setembro. Organizada pelo Centro de Educação Especial Vida e Fraternidade, do Instituto Fé e Alegria, o evento faz parte de uma programação que começou na quinta-feira (19), e contou com palestras, apresentações culturais e oficinas temáticas.

Leia também:
Instituição filantrópica precisa de doações para continuar atendendo crianças em bairros carentes de Cuiabá

“É uma forma de chamar a atenção da comunidade, da população, para as necessidades das pessoas com deficiência, tanto da inclusão, quanto respeito. Ainda tem muita gente que tem preconceito, que tem medo, principalmente quando se fala em deficiência intelectual e mental. Ainda existe aquele estigma de ‘louco’, de que a pessoa pode surtar, que é perigosa. A caminhada ocorre nesse sentido. O ‘Vida e Fraternidade’ está localizada no Planalto e a gente chama toda a comunidade para participar, as outras escolas, o CRAS, o PSF... é uma forma de mostrar que essas pessoas existem”, explica a assistente social do Instituo, Bruna Bólico.

Sob o slogan ‘Educação Popular e Promoção Social na construção de sociedades justas e fraternas’, o Fé e Alegria nasceu na Venezuela, com o trabalho de um padre jesuíta em parceria com moradores. Hoje, ele está em vinte países e quinze estados, sendo que em Cuiabá foi criado em 1981, com apoio dos devotos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

A primeira unidade, creche Nossa Senhora aparecida, foi inaugurada no bairro Alvorada, mas hoje não funciona mais, assim como outra, no Canjica, que não conseguiu se manter. Atualmente, estão em funcionamento as unidades do Novo Paraíso e Jardim União, que atendem crianças de dois a cinco anos e onze meses, e Planalto, que atende também pessoas com deficiência.

A ‘Caminhada da Inclusão’ já é realizada há seis anos. O Centro de Educação Especial Vida e Fraternidade atende, atualmente, cem pessoas com deficiência intelectual e múltiplas, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, oferecendo atividades voltadas às potencialidades de cada indivíduo, como oficinas de arte, de cozinha experimental, dentre outros. Os alunos tomam café da manhã, lanche e almoço na instituição.

Serviço

Centro de Educação Especial Vida e Fraternidade
Rua Olímpia, 191, Planalto
Telefone: (65) 3321-3808
Imprimir