Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Dermatologista sugere menos banhos e água fria para manter hidratação da pele em tempo seco

Da Redação - Isabela Mercuri

Tomar muitos banhos longos e com água quente ou morna pode ser prejudicial à hidratação da pele, principalmente em épocas secas como o inverno cuiabano. Isso é o que afirma a dermatologista Elaine Togoe Kunze. Segundo a médica, o ideal é tomar banhos com bucha e sabonete apenas uma vez por dia e, depois, somente ‘duchas’ para se refrescar.

Leia também:
Evento do Univag tem mostra de projetos e atendimentos gratuitos de saúde

“O ideal depende de cada pele, mas banhos em águas quentes e prolongados aumentam o ressecamento. A pessoa pode tomar o banho com bucha uma vez ao dia, mas nos outros banhos deve usar o sabonete rápido, lavar só as partes íntimas”, afirma.

Elaine é formada pela Universidade de Cuiabá e com Especialização no Hospital da Gamboa (RJ), e membro da Sociedade Brasileira e da Sociedade Americana de Dermatologia. Segundo a médica, além dos banhos, também é importante prestar atenção nos produtos usados na pele.

Tem que passar hidratante toda vez que tomar banho, mas tem muitos hidratantes que só tem cheiro, perfume, mas não hidratam. Então o ideal sempre escolher um hidratante mais terapêutico, que serve para devolver a camada natural de proteção gordurosa na pele, que além de não deixar ressecar, não deixa também os poluentes penetrarem”, explica. “O dermatologista pode indicar o hidratante para cada tipo de pele, mas geralmente os hidratantes mais concentrados são os de laboratórios farmacêuticos”.

Este hidratante deve ser passado no mínimo três vezes ao dia, e principalmente logo depois do banho. “Ele segura a umidade, não deixa a água evaporar. A pele ressecada do corpo, se não for hidratada, fica pré-disposta a desenvolver alergias”, garante.

Para o rosto, os cuidados são diferentes. Elaine explica que quem tem a pele do rosto oleosa, não fica com ela seca nesta época. Na realidade, ela fica ainda mais oleosa, por conta do calor. “Quem tem pele oleosa, muitas vezes nessa época, se usa um hidratante oleoso, pode aumentar a oleosidade e dar acne. Então o ideal é ir ao dermatologista, para ele escolher o hidratante ideal para hidratar sem deixar a pele oleosa. E quem tem a pele seca, por outro lado, deve usar um hidratante com teor maior para hidratação”.

Para além de tudo isso, existem as dicas de sempre: tomar muita água, sempre retirar a maquiagem e hidratar a pele do rosto logo em seguida, além, é claro, de consultar um dermatologista.
Imprimir