Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Caravana traz peças a Cuiabá para incentivar meninas a seguir carreiras na área de tecnologia

Da Redação - Isabela Mercuri

Uma série de atividades e peças teatrais gratuitas, com o objetivo de mostrar para garotas uma perspectiva diferente sobre o futuro, acontecem na Orla do Porto até sexta-feira (23). ‘Eu Consigo’ é uma iniciativa da Uber, e tem por objetivo mostrar às meninas que elas também podem seguir as carreiras que são consideradas "para meninos".

Leia também:
MT Escola de Teatro apresenta três peças em mostra de cenas no Cine Teatro
 
A carreata, desenvolvidas em parceria com o Força Meninas e oCode.org., já passou por diversas cidades do Brasil. Em Cuiabá, haverá quatro sessões diárias das peças teatrais. A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita no local, antes de cada apresentação. As atividades são voltadas para crianças de 6 a 10 anos, e os meninos também podem participar.
 
A ideia também é dialogar com pais, mães e professores sobre a importância de incentivar e ensinar Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática para as meninas. Para os educadores, será disponibilizado um material exclusivo com mais de 20 tutoriais online, contendo atividades simples e didáticas com temas como resolução de problemas, pensamento lógico e criatividade, que podem ser aplicadas para turmas do 2 ao 5 ano.
 
"É sabido que, entre o ensino fundamental e o ensino médio, a autoestima das meninas sofre uma queda três vezes maior do que a dos meninos. Isso afeta, em cheio, a escolha da carreira a ser seguida", explica Deborah De Mari, fundadora do Força Meninas. "O que esperamos, com o Eu Consigo, é inspirar essas crianças a sonhar alto e dar ferramentas a elas para que sejam capazes de defender suas escolhas no futuro, sejam elas quais forem."
 
"Quem usa a Uber para gerar renda como motorista, ou mesmo para se deslocar de um ponto a outro, já consegue perceber como a tecnologia pode ser transformadora para nossa vida. E as oportunidades econômicas geradas pela tecnologia certamente só vão aumentar nos próximos anos. Por isso, queremos com esse projeto ajudar nossas meninas a estarem preparadas desde cedo para impulsionar as mudanças que ainda estão por vir", afirma Claudia Woods, diretora-geral da Uber no Brasil. 
 
Para Hadi Partovi, fundador e CEO da Code.org, "aprender Ciência da Computação é fundamental para criar a tecnologia que impacta todos os aspectos da nossa vida e é por isso que é essencial que as meninas sejam apoiadas e incentivadas a estudar e entender que elas podem ser parte da formação do futuro"
 
O projeto Eu Consigo é formado pelas caravanas Teatro Móvel e Conexão Cultural, iniciativas aprovadas pela Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cidadania e da Magma Cultura, e patrocínio da Uber.

A peça que será apresentada na Orla conta a história de Luna e Lara, meninas imaginativas e inventivas. Num domingo, enquanto caminham rumo ao QG onde costumam se reunir para ter ideias, elas encontram um garoto, que sempre as desafia e questiona e faz mais uma provocação. Depois, já no QG, Luna bate a cabeça e vai parar num outro tempo-espaço. Ela acorda em um laboratório onde duas cientistas malucas e seu robô estão trabalhando. Ali, a garota conhece um mundo novo e descobre uma rede de mulheres inventoras que apresentam a ela um mundo de tecnologia e ciências.

Serviço

Eu Consigo em Cuiabá
Caravana: Teatro Móvel
Datas: 20 a 23 de Agosto
Horário da sessões: Terça a Quinta - Sessões de Teatro – 8h30, 10h, 14h, 15h30 e Sexta - Sessões de Teatro – 8h30 e 10h
Capacidade por sessão: 32 pessoas
Endereço: Orla do Porto: Av. Manoel José de Arruda, 8810-8838 - Porto, Cuiabá - MT, 78115-305
Imprimir