Imprimir

Notícias / Literatura

Programa de biblioteca de MT está entre as 15 melhores da América Latina

Da Redação - José Lucas Salvani

O programa “Arte, Leitura e Cultura: Uma Bela Mistura!”, da Biblioteca Municipal Professora Maria Santana, de Juína (a 730 km de Cuiabá), está entre as 15 melhores práticas de Bibliotecas Públicas da América Latina. Em 2018, a unidade conquistou o segundo lugar no concurso nacional “Conecta Biblioteca”.

Leia mais:
Editora e revista lançam edital para prêmio de literatura mato-grossense

A biblioteca do município tem mais de 30 anos e proporciona uma maior participação da população, além da criação do Comitê “Jovens Conectados com a Biblioteca”. Os programas surgiram a partir de 2012, após o município aderir o Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).

Inicialmente, era necessário organizar a sociedade civil por meio dos conselhos de políticas públicas, para estimular a participação da sociedade e incentivar os cidadãos a apresentarem propostas que seriam inseridas no Planejamento Estratégico do município.

Já em 2013, a Secretaria de Articulação Institucional e a Secretaria de Apoio às Unidades Gestoras do TCE realizaram oficinas para que os conselhos municipais funcionassem efetivamente como instrumentos de controle social e participação democrática.

Desse ponto, a revitalização da biblioteca de Juína passou a ser meta do Planejamento Estratégico e diversos segmentos da comunidade se uniram para criar projetos, entre eles o “Amigo do Livro e da Leitura”, em parceria com o Poder Judiciário e as oficinas na aldeia Pé de Mutum, do povo Rikbatsa, para professores indígenas.

Foram doados para a comunidade mais de 3 mil livros e em três anos a biblioteca passou de 600 usuários para 8 mil pessoas que buscam a leitura como entretenimento.
Imprimir