Imprimir

Notícias / Música

Orquestra apresenta concerto com samba, compositor russo e música inspirada no som dos pássaros

Da Redação - Isabela Mercuri

A Orquestra Sinfônica CirandaMundo apresenta, na próxima quinta-feira (4), mais um concerto da série Araguaia, no Teatro Zulmira Canavarrps, às 20h. No repertório estão desde composições russas e noruguesas até samba e uma música inspirada nos sons dos pássaros do Pantanal.

Leia também:
Festa de São Benedito começa nesta semana com shows, pratos típicos e muita fé
 
Os músicos começam com poema sinfônico do compositor russo Alexander Borodin, “Nas estepes da Ásia Central”.  “A peça estreou em abril de 1880, em São Petersburgo, na Rússia, mas não demorou muito para que ganhasse notoriedade ao redor do mundo. Uma sinfonia temática, nacionalista, mas que exalta, no fim, a união entre os povos”, revela o maestro Murilo Alves.
 
Logo depois, o solista Alex Teixeira apresenta suas composições em “Suite popular brasileira para vibrafone e orquestra sinfônica”. Ela é dividida em seis movimentos que reverenciam as tradições e os ritmos do Brasil: o maracatu, a bossa nova, o chorinho, a valsa, o samba e o frevo.
 
“É uma composição que traduz bem as minhas mais valiosas influências, uma fonte inesgotável chamada música brasileira. Uma maneira de poder contribuir para a literatura da música de orquestra, valorizando nossos ritmos e tradições musicais”, explica Alex Teixeira.
 
A música noruguesa é representada pela Suite Peer Gynt, Op.46, do compositor romântico Edvard Grieg. Originalmente composta para uma peça teatral de mesmo nome, de Henrik Ibsen, o espetáculo estreou em 1867, mas com o tempo, Peer Gynt acabou ganhando formato de música de concerto. 
 
“Uma obra prima da música romântica que ganhou status de obra independente da peça teatral. Reorganizada em duas sites orquestrais, Peer Gynt é incansavelmente interpretada em todo o mundo. Para o concerto de julho preparamos a primeira suíte, organizada em quatro movimentos: Manhã; A Morte da Ase; Dança de Anitra; Na Gruta do Rei da Montanha”, adianta o maestro da noite, Murilo Alves.
 
Por fim, os jovens estudantes de música vão apresentar uma música inspirada nos sons das aves do Pantanal. A composição é resultado de uma viagem feita no início do mês de junho, quando vinte estudantes de música do Instituto Ciranda – Música e Cidadania viajaram quase 300km da capital até uma fazenda a beira do rio Cuiabá para mais uma edição do projeto Pantanal Aventura Sonora.
 
“A atividade consiste, no primeiro momento, da escuta ampliada da paisagem sonora. Com o acompanhamento de biólogos, os estudantes vão gravando, anotando e identificando espécies, hábitos e características das aves do Pantanal. Depois esses jovens são estimulados, a partir dessa pesquisa, a criar elementos musicais baseados nos sons da natureza. A ideia é descrever a paisagem sonora com seus instrumentos. Isso feito, é hora de juntar todos os sons numa peça inédita, inspirada pelos infinitos sons do Pantanal”, explica Murilo Alves.
 
Serviço
 

Orquestra CirandaMundo exibe repertório dedicado a Borodin Alex Teixeira e Edvard Grieg
Quinta-feira, 04 de julho, às 20h
Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros
Entrada: 1kg de alimento
Informações 65 362301239
Imprimir