Imprimir

Notícias / Literatura

Iniciativa de estudantes cria ‘biblioteca solidária’ em ponto de ônibus

Da Redação - Isabela Mercuri

Foi a partir de uma ideia e do trabalho dos alunos do Colégio Regina Pacis, de Sinop (480km de Cuiabá), que foi construída na cidade uma biblioteca solidária, no ponto de ônibus localizado no cruzamento da Avenida Júlio Campos com a Rua das Primaveras, no centro. A ideia é que quem passar por ali possa pegar o livro que quiser e, quando e se puder, trazer outro para doação.

Leia também:
Livro de mato-grossense passa a integrar Biblioteca do Congresso dos EUA, a maior do mundo

O sonho se tornou realidade com apoio da Secretaria Municipal de Obras. Segundo a professora Leni Chiarello Ziliotto, os estudantes se mobilizaram primeiramente em uma campanha de arrecadação de livros que posteriormente seriam doados para algumas unidades públicas de ensino.

Após atingirem aos objetivos iniciais da mobilização, o grupo decidiu remanejar uma parcela do acervo ainda disponível para o ponto de ônibus.  Para tal, buscaram a parceria com a Prefeitura de Sinop.

“É um ponto de ônibus onde haverá livros disponíveis para a comunidade de Sinop, sempre. A gente acredita que o nosso povo saberá valorizar isso: livros em um ponto de ônibus, aberto, disponíveis à qualquer hora. Você pode levar e ler. Se gostou, pode ficar com o livro, pode trocar por outro que tenha em casa, pode doar também”, explica Leni.

A iniciativa foi aprovada pela administração municipal. “Eu conversei com a prefeita Rosana Martinelli e ela adorou a ideia. A participação da Secretaria de Obras foi com a estrutura, dando a condição do espaço”, explica o secretário municipal de Obras, Daniel Brolese. Conforme o gestor, o propósito é que o projeto também seja desenvolvido em outros cantos da cidade.
Imprimir